Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 27 de Abril de 2007 às 12:33
Por: Alana Casanova

    Imprimir


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (sem partido), recebeu nesta quinta-feira (26), um grupo de rotarianos vindos da Alemanha, por meio do intercâmbio promovido anualmente pelo Rotary Club. O encontro aconteceu na sala de reuniões da presidência da AL e fizeram parte dessa troca de informações, representantes do Rotary Cuiabá Porto, do CPA e Clube Cuiabá Bosque.

“Entre tantas atividades sócio-culturais que o Rotary desenvolve o intercâmbio faz parte de uma delas. Como rotariano do CPA, levarei para as discussões a possibilidade de desenvolvermos (como entidade) aqui em Mato Grosso, os projetos ambientais executados na Alemanha”, declarou Sérgio Ricardo, fazendo menção à informação de que na Alemanha por ano são criadas de 800 a 1000 fundações e entidades filantrópicas que desenvolvem principalmente projetos ambientais, sociais e educativos.

Sérgio Ricardo explicou que a limpeza dos 20 córregos de Cuiabá é uma bandeira de anos. “Escuto falar que há pouco tempo pessoas tinham na infância o prazer de beber a água do Córrego do Barbado ou tomar banho no Córrego do Gambá, por exemplo, que hoje nada mais são do que canais de esgoto. Mudar essa realidade é uma bandeira que tenho e vejo nas ações do Rotary uma possibilidade em trazer da Alemanha entidades que possam aderir a essa luta por Cuiabá”, justificou Sérgio Ricardo.

No ano passado, colombianos e texanos visitaram o Estado através do intercâmbio proposto pelo Rotary no mundo. Para o rotariano Vicente Herculano, do Conselho da Revista Rotária do Brasil, o processo de troca fortalece tanto quem chega a Mato Grosso como os brasileiros que estão em outros países. “Ao mesmo tempo em que recebemos esses irmãos em nosso Estado, nossos brasileiros estão rodando o mundo. A riqueza desse intercâmbio vai muito além da viagem em si, e sim, da oportunidade única em conhecer culturas, valores, hábitos, concepções de vidas diferentes”, externou.

Em Mato Grosso há atualmente, 64 clubes Rotary, unindo 1,3 mil rotarianos. A comitiva da Alemanha visitou pontos turísticos nos municípios de Poconé, Tangará da Serra e Chapada dos Guimarães. Os alemães conheceram ainda, o potencial econômico do Estado, visitando o setor madeireiro em Sinop e região, a usina de Biodiesel e o Distrito Industrial na Capital.

ROTARY – É um Clube de Profissionais, que congrega líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando um padrão de ética ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo, e que prestam serviços voluntários não remunerados em favor da sociedade como um todo ou beneficiando em casos específicos, pessoas necessitadas ou entidades que também trabalhem em prol dessa atividade social.

Fundado por Paul Harris, em Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905, o movimento rotariano tem, hoje, representação em 168 países, estando dividido em 530 distritos, nos quais se aglutinam a marca de 32.702 clubes, congregando 1.221.133 mil sócios. No Brasil, temos 50.769 mil rotarianos, 2.325 mil clubes, 38 distritos, 682 Rotaract Clubs, 692 Interact Clubs e 8.034 rotarianas.





Fonte: Assessoria da Presidência

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230258/visualizar/