Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 26 de Abril de 2007 às 15:28
Por: Flávia Fernandes

    Imprimir


Foi aprovada no Ministério da Agricultura, em Brasília, uma emenda no valor de R$ 18 milhões para obras estaduais no setor, oriunda do esforço concentrado da bancada federal de Mato Grosso. A solicitação foi elaborada pelos senadores Jonas Pinheiro e Jaime Campos, e os deputados federais mato-grossenses Serys Marli, Wellington Fagundes, Waltenir Pereira, Pedro Henry, Neri Geller, Carlos Bezerra, Eliene Lima e Homero Pereira. A emenda é oriunda do Orçamento da União de 2007 e será destinada a projetos de desenvolvimento do setor agropecuário da Seder e Empaer. Esta informação foi anunciada pelo senador Jonas Pinheiro (DEM), em reunião com o vice-presidente da AL-MT, deputado Dilceu Dal’Bosco, do mesmo partido, que esteve em Brasília resolvendo questões parlamentares.

Jonas disse que a verba será repassada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e ambas vão destinar o montante para os projetos voltados à agricultura familiar. Ele acredita que este recurso servirá como incentivo aos pequenos produtores e que também irá combater o êxodo rural, decorrente da falta de investimentos no setor. “Mato Grosso está iniciando o processo de agroindustrialização nas áreas de fruticultura tropical, biocombustível, leite, mandioca, carne e derivados, e isso justifica o investimento”, declarou.

No estado, a prática da produção, exploração e beneficiamento giram em torno de cinco mil grandes produtores e empresários rurais que praticam a verticalização da indústria agropecuária, agregando valores e gerando emprego e renda nas regiões de Mato Grosso. A agricultura familiar conta com 150 mil famílias que praticam pequenas agriculturas como a produção de hortaliças, cereais, leite e fruta, com os diversos níveis de tecnologia, mas limitados apenas para comercialização regional de produtos ‘in natura’, sem nenhum valor agregado.

Para Dilceu, a emenda da bancada é um investimento público para a organização da agroindústria, desenvolvida pela agricultura familiar do estado, para que possam alcançar qualidade e serem comercializados nas grandes redes atacadistas e varejistas nas diversas regiões do país, favorecendo aos produtores a participação do processo da cadeia produtiva.

Jonas justificou ao parlamentar que as emendas que ele havia prometido, para construção de algumas obras na cidade de Sinop, não foram empenhadas. Mas, garantiu que juntos vão desenvolver gestões para que a emenda seja disponibilizada.





Fonte: Assessoria de Gabinete

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230400/visualizar/