Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 26 de Abril de 2007 às 07:40
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


Termina hoje (26) o prazo para que os 46.602 eleitores inadimplentes no Estado com a Justiça Eleitoral regularizem sua situação. Corre risco de ter o documento eleitoral cancelado quem não votou e também deixou de justificar a ausência nos três últimos pleitos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alerta para a inviabilidade de prorrogação do período de justificativa. Em Mato Grosso, o total de eleitores omissos representa 2,4% dos 1.945.626 eleitores aptos a votar.

O eleitor que deixar de realizar a devida correção do cadastro junto à Justiça Eleitoral terá de conviver com inúmeras restrições previstas pela legislação eleitoral. Entre as principais punições dos inadimplentes está o impedimento para a retirada de passaporte. Levantamento realizado pelo TRE aponta que em 2005 o órgão cancelou 30.480 títulos de eleitores inadimplentes.

A previsão do TRE para o final do balanço não é otimista. Apesar da procura intensa realizada por eleitores de Cuiabá ontem, o Tribunal estima que o cadastro este ano supere os dados dos anos anteriores.

Balanço realizado pela Secretaria de Informática do TRE contabilizou até ontem, às 10 horas, que apenas 3.934 eleitores buscaram sanar sua situação junto aos cartórios eleitorais do Estado. O total revelado pela pesquisa corresponde a 7,8% dos 50.536 títulos de Mato Grosso passíveis de cancelamento.

Na capital do Estado pelo menos 6.486 eleitores figuram na lista dos omissos. Em Cuiabá, o Fórum Eleitoral, que reúne cinco cartórios eleitorais, ampliou o horário de atendimento. Nesta quinta-feira, o Fórum vai funcionar das 8h às 18 horas.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230505/visualizar/