Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 25 de Abril de 2007 às 10:13
Por: Carlos Eduardo Lemos

    Imprimir


Iraci França é a mais nova aposentada de Mato Grosso e com um salário de dar inveja a qualquer tabalhador que paga sua contribuição por 35 anos ininterruptos ou que chega aos 65 anos recebendo um salário mínimo. Por ter exercido o cargo de governadora do Estado de Mato Grosso durante 40 anos - período em que o titular Blairo Maggi se ausentou do país no período de 2003 a 2006, a esposa do deputado estadual Roberto França ganhou o benefício de receber a partir de maio a importância de R$ 11.035,00 como aposentadora vitalícia e mensal.

Iraci França foi vice-governadora no primeiro mandato de Blairo Maggi. Após as eleições, ela trocou o PPS pelo PR junto com o grupo político do governador. Maggi se reelegeu e França ficou sem cargo.

A aposentadoria de França vai elevar para R$ 199,9 mil o gasto mensal do governo com pagamento de pensões a dez ex-governadores e às famílias de outros cinco que já morreram.

Entre os que recebem benefício estão o senador Jayme Campos (DEM) e o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), ambos eleitos em 2006 e o conselheiro do Tribunal de Contas Júlio Campos.

"Não havia o que discutir. É um direito adquirido dela [Iraci França] previsto em lei", afirmou o secretário substituto da Administração, Paulo Roberto Francisco da Silva.

Uma emenda à Constituição de Mato Grosso, feita em 1978, criou o pagamento de aposentadoria vitalícia a ex-governadores. A lei beneficiava também o vice desde que ele tivesse assumido o cargo e assinado alguma medida.

Em setembro de 2003, outra emenda acabou com o benefício. Mas, segundo o secretário da Administração, como França tomou posse no cargo de vice-governadora em janeiro de 2003, ela tem direito ao benefício, pois na época a concessão de aposentadoria ainda não tinha sido derrubada pela emenda.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230648/visualizar/