Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 24 de Abril de 2007 às 19:30

    Imprimir


A comissão de Seleção de vídeos do 14º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá já escolheu os 13 trabalhos que concorrerão na Mostra Competitiva de Vídeos do Festival, que é uma realização do Instituto Cultural América (INCA) e, neste ano, ocorre no período de 24 a 30 de maio.

Composta pelo diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Cuiabá (Unic), Alexandre Frigeri, a editora de suplementos do jornal 'A Gazeta', Rita Comini, o empresário e radialista, Menotti Griggi e a professora doutora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Lucia Helena Vendrúsculo Possari, a comissão apontou um equilíbrio entre os 20 melhores trabalhos inscritos.

Desta maneira, os seus membros, em unanimidade, acharam por bem ampliar para 13 o número de vídeos selecionados e não apenas 10 como consta no regulamento. Conforme destaca Rita, os trabalhos selecionados para o Festival, que neste ano elegeu o tema "Movimentos", são de boa qualidade e têm condições de competir em pé de igualdade. Ela acredita que os jurados terão "trabalho dobrado" para a escolha dos premiados.

"Eu procurei ver os filmes sem saber de quem e de onde eram. Os 13 vídeos selecionados disputaram uma concorrência bastante acirrada e acho que ficaram os melhores realmente", argumenta a jornalista, ao lembrar que o número de trabalhos inscritos chegou a 128 no total e 21 de Mato Grosso, dois recordes na história do Festival. "Foi uma verdadeira maratona para assistir a todos eles", relembra.

Na ocasião, a produtora Executiva do Festival, Cybelle Bussiki, ressaltou que o processo de seleção, tanto de vídeos, quanto de curtas-metragens desta 14º edição do Festival ocorreu sem problemas.

Cybelle adiantou que os trabalhos para a realização do evento estão em fase adiantada. Agradeceu a participação das duas comissões de seleção, bem como os patrocinadores tais como Governo do Estado, Petrobrás, Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Prefeitura de Cuiabá e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

"Vamos ter um dos festivais mais interessantes dos últimos tempos. Estamos nos preparando para oferecer uma atividade cultural e de lazer, com conforto e segurança para o nosso público. Vencida esta etapa, no próximo dia 27 de abril divulgaremos a lista de Longas-Metragens selecionados pela Curadoria", finalizou.

Além de cinco trabalhos mato-grossenses, foram selecionados os seguintes vídeos: "A Noite do Vampiro", de Alê Camargo (DF); "A primeira Vez", de Fabrício Bittar (SP); "Fabricação Própria: A Desordem do Desejo", de Carol Thomé (SP); "Na Corda Bamba", de Marcos Bucini (PE); "Rapsódia do Absurdo", de Cláudia Nunes (GO); "Vai Indo que eu já Vou", de Rubem Barros e Marcelo Perez (SP); e "Visita Íntima", de Isaac Donato (BA).

Cinco vídeos selecionados são mato-grossenses

O Diretor de Programação do 14º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, Diego Baraldi, destacou o fato de que nesta edição, 39% dos vídeos selecionados para a mostra competitiva são produções mato-grossenses, ou seja, cinco deles.

São eles: "A Cruz do Padre João", de Rodrigo Vargas; "A Última Chuva", de Vítor Meireles; "Alves de Oliveira", de Caroline Araújo"; "O Amor é a Bagunça da Casa", de Evandro Birello; e "Eunóia", de Eduardo Ferreira.

"Percebemos claramente que existe uma evolução nos trabalhos regionais. Foram 21 inscritos e cinco selecionados. Mato Grosso inclusive tem mais trabalhos representados do que São Paulo, Rio de Janeiro e outros centros que têm sido, historicamente, locais tradicionais na realização de bons vídeos", argumenta Baraldi.

O diretor de programação do Festival lembrou ainda que os vídeos mato-grossenses que não foram selecionados para a mostra competitiva, serão exibidos na Mostra paralela "Vídeos do Mato". "Assim, damos visibilidade a todos os trabalhos regionais", observou.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230727/visualizar/