Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 24 de Abril de 2007 às 14:37

    Imprimir


O ministro da Justiça, Tarso Genro, se comprometeu ontem a convocar nova reunião com parlamentares e autoridades públicas de Mato Grosso para tratar da questão das demarcações de reservas indígenas no estado. Na ocasião, foi entregue relatório que comprova o excesso de reservas indígenas em várias regiões do Estado. Os integrantes da comitiva, que esteve em Brasília, alegam que as terras indígenas em MT são criadas 'apenas sob critérios antropológicos'.

"São questões de natureza técnica, portanto, merecem análise. Vamos formar uma comissão e avaliar caso a caso", disse o ministro Genro. O relatório foi elaborado por uma comissão formada por membros da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), Superintendência de Política Indígena do Estado e da Assembléia Legislativa. Nele consta que a população indígena em Mato Grosso representa 0,8962% da população, de 2.803.274 habitantes, enquanto detém 26,3461% das terras do estado – o que significa 90.680.726 ha.

A situação vem criando um clima de intranqüilidade e insegurança entre os produtores rurais em 11 áreas de conflitos, sendo que há casos de 70% de reserva dentro da área de município. "São reservas criadas sem o menor critério, que estão provocando um tampão no setor produtivo do estado", disse o deputado Riva. O parlamentar pediu ao ministro para rever as demarcações, com a participação dos poderes públicos estaduais.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230780/visualizar/