Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 24 de Abril de 2007 às 07:40
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


A Executiva regional do PMDB aprovou ontem, por unanimidade, resolução que põe fim aos diretórios municipais onde a sigla enfrenta problemas na disputa interna pelo poder. Levantamento preliminar aponta que o entrave vem ocorrendo em pelo menos 20 dos 80 diretórios no Estado. A medida extrema surge como desdobramento ao período de três meses de discussões no partido e está embutida no projeto de reorganização do PMDB no Estado rumo às Eleições 2008.

Conforme a resolução, onde houver conflito o partido será dissolvido, passando na seqüência à criação de comissão provisória presidida por um membro do diretório regional. O diretório será então reconstituído somente após convenção, cuja composição será determinada proporcionalmente aos votos cooptados por cada grupo ou liderança. A medida foi aprovada pelos 12 membros votantes da Executiva regional.

Disputas internas vêm abalando a organização do PMDB em municípios como Jaciara, Confresa, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Vila Bela da Santíssima Trindade e Itaúba. Segundo o secretário-geral do partido no Estado, Nico Baracat, o problema ainda é detectado em vários municípios do Vale do Araguaia e do médio norte do Estado.

Ele admite que a medida adotada é o último recurso previsto no estatuto do partido e reflete o esgotamento do canal de conversações. “Essa foi a forma de universalizar e mediar os conflitos encontrada pelo diretório regional. Foi a maneira mais democrática. Estamos tentando encontrar o entendimento há 90 dias e não conseguimos”.

Nico Baracat cita entre os principais exemplos o caso de Jaciara, palco de “dezenas” de reuniões entre membros do diretório regional e parlamentares da sigla nos últimos dias. “Em muitos casos não há como fazer uma composição focada no mesmo caminho, porque há interesses diferentes. Estamos tentando resolver isso”.

O secretário-geral começa hoje o trabalho de divulgação da resolução estadual e a orientação aos municípios, por meio de contatos telefônicos. O PMDB está presente hoje nos 141 municípios do Estado, com 80 diretórios municipais e no restante em comissões provisórias. A repercussão da estratégia deliberada será discutida na próxima quinta-feira (26). Nico destaca que logo após inicia a articulação de visitas aos municípios que serão sujeitos à dissolução dos diretórios locais.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230874/visualizar/