Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 23 de Abril de 2007 às 06:25
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


O governador Blairo Maggi (PR) e outros 14 governadores de Estado são favoráveis ao fim da reeleição com um mandato de cinco anos, conforme prevê o projeto do deputado Jutahy Magalhães Júnior (PSDB-BA). Maggi, que nos últimos meses se posiciona identicamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo tendo sido reeleito, defende o fim do instituto da reeleição por entender que o país não está preparado para um processo eleitoral deste nível, pontuando que a população sabe votar, mas o problema são as reformas que nunca acontecem, como no caso da reforma política.

Como a maioria dos governadores apóia o fim da reeleição juntamente com o presidente da República, e eles detêm a maioria de suas bancadas no Congresso Nacional, é bem provável que a reeleição esteja com seus dias contados, resta saber se para agora ou para as próximas eleições, ou seja, os atuais prefeitos em curso com seus mandatos poderão ou não disputar a reeleição e se esta será a última vez.

Também existem outras propostas alternativas, como a do deputado mato-grossense, Homero Pereira (PR), que além de defender o fim da reeleição quer um mandato de cinco anos com coincidência, de presidente da República até vereador, o que representa dizer o fim de eleição a cada dois anos. Apenas os senadores da República teriam mandato diferenciado, de 10 anos, sendo a cada cinco anos alternados para 1/3 ou para 2/3.

Em todas essas propostas permanece o direito da reeleição, mas por mandatos não consecutivos, ou seja, depois de um mandato é necessário ficar outro sem ou se candidatar para nova função política, no caso um mandato legislativo para então novamente se candidatar para mandatos no Executivo.

O mais difícil, segundo parlamentares, é o fato do candidato estar no exercício do mandato, ou seja, se utilizar das força do cargo e do poder para conquistar a reeleição.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/231067/visualizar/