Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 21 de Abril de 2007 às 09:49

    Imprimir


A TV estatal e a imprensa oficial cubana informaram que o presidente Fidel Castro recebeu nesta sexta-feira, em Havana, o chefe de uma delegação do Partido Comunista da China, no que seria a sua primeira atividade oficial desde que foi submetido a uma cirurgia, em julho do ano passado.

Até o momento, não foram mostradas imagens da reunião de Fidel com Wu Guanzheng. Mas esse encontro diplomático é visto como mostra da melhora de seu estado de saúde.

O líder cubano, de 80 anos, não é visto em público desde o final de julho de 2006, quando foi operado e entregou o comando do país temporariamente a seu irmão, Raúl Castro.

Desde que passou o poder ao irmão, Fidel apareceu somente em imagens na TV e em participações no rádio - inclusive no programa diário do presidente da Venezuela, seu aliado Hugo Chávez.

A ausência tem provocado especulações a respeito da gravidade de sua doença. Em Cuba, a saúde de Fidel é tratada como segredo de Estado.

Retorno gradual

Nas últimas semanas, no entanto, Fidel parece estar retomando parte de seu papel na vida política cubana.

Na semana passada, Chávez disse que o presidente já retomou boa parte de suas funções no governo e que está "quase totalmente recuperado".

Recentemente, Fidel escreveu dois artigos no jornal oficial do Partido Comunista de Cuba, o Granma, criticando a política americana para o setor de biocombustíveis.

Segundo analistas, esses artigos podem ser um sinal de que o líder cubano está retomando a atividade política.

Em Cuba, autoridades afirmam que é apenas uma questão de tempo até que Fidel volte a comandar o país.

Em declarações na semana passada, o ministro de Relações Exteriores de Cuba, Felipe Pérez Roque, afirmou que Fidel é "informado permanentemente" e "consultado nas decisões mais estratégicas" e que voltará a assumir seus encargos "quando estiver totalmente recuperado".





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/231273/visualizar/