Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 20 de Abril de 2007 às 14:46

    Imprimir


O projeto municipal Siminina, que atende 1 mil meninas em 10 unidades instaladas em bairros da periferia de Cuiabá, impressionou o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, que está disposto a nacionalizar a iniciativa da prefeitura de Cuiabá, a partir do aprofundamento dele com o programa Sentinela, de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 2006, o projeto conseguiu índices de 98,9% de aprovação das meninas, de sete a 14 anos. Nenhuma delas ficou grávida nesse período.

Para o ministro, que desembarcou na Capital na noite de terça-feira (18) e cumpriu uma agenda extensa de visita a diversas unidades dos programas sociais em Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger, na quinta-feira (19), o balanço é positivo. “Sairei com a convicção de que Cuiabá está no caminho certo, pois coloca justiça social acima das divergências partidárias para promover políticas públicas de desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural da sua população”.

Patrus Ananias seguiu na manhã desta sexta-feira (20) a São Félix do Araguaia, região Norte de Mato Grosso, onde conhecerá mais unidades dos programas sociais. Na avaliação do prefeito Wilson Santos, que acompanhou todo trajeto do ministro durante a estadia dele em Cuiabá, o tempo foi curto para mostrar toda demanda de projetos desenvolvidos pela prefeitura, que nos últimos anos consolidou as práticas iniciadas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ampliadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dar o peixe ou ensinar a pescar? Santos avalia que “dar o peixe” significa desenvolver ações imediatas que ofereçam condições ao cidadão primeiramente de se manter de pé, para que através das políticas de promoção social possam efetivamente aprender. A área é prioritária para prefeitura, que tem investido 3,5% da receita corrente líquida do município no setor. O percentual significará este ano cerca de R$ 23 milhões, mais de 65% a mais que no ano de 2004, que destinou apenas R$ 8 milhões de recursos.

“Acredito e reconheço o trabalho do governo federal no combate à pobreza e incentivo de ações de geração de emprego e renda para populações carentes, o que contribui essencialmente para a redução da desigualdade social no país, nossos parceiros nisso”, pontuou o prefeito.

Conforme Patrus Ananias, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome surgiu há pouco mais de três anos e de maneira ousada trabalha para fomentar a relação horizontal entre os municípios, a partir dos Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consads). “Não adianta buscar uma solução mágica para resolver os problemas, porque dinheiro não nasce em árvore, nem brota no céu. Ele vem dos contribuintes, sejam eles assalariados, grandes ou pequenos empresários e até dos pobres. Precisamos organizar os esforços”.

Números - Em Cuiabá, 20.568 famílias receberam o benefício no mês de abril, cerca de 37 mil estão cadastradas ao Ministério do Desenvolvimento Social. No Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), existem 4.604 crianças com idade entre 7 e 14 anos inscritas. Em horário oposto ao da escola de ensino regular, elas participam da Jornada Ampliada nas 22 unidades mantidas pela Prefeitura de Cuiabá, sendo 18 na zona urbana e quatro em comunidades rurais.

O Agente Jovem, também do governo federal, conta com 725 jovens (de 125 a 18 anos) que freqüentam as unidades do projeto em diferentes pontos da cidade trabalhando em ações comunitárias, discutindo e conhecendo as profissões (uma forma de ajudá-los na carreira), recebendo orientações sobre direitos e obrigações, cidadania, saúde, segurança, educação, esportes e outras questões.

Já, o Siminina, projeto municipal, atende 1 mil meninas que recebem apoio pedagógico, freqüentam cursos de danças (regionais e nacionais), fazem atividades artesanais. Às famílias das meninas, a Prefeitura oferece acompanhamento social e educativo.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/231373/visualizar/