Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 20 de Abril de 2007 às 07:37

    Imprimir


O quadro à sucessão municipal em Sinop (a 500 km ao Norte de Cuiabá) aponta para uma disputa acirrada entre os deputados estaduais Juarez Costa (PMDB) e Dilceu Dal Bosco (DEM). Ambos aparecem empatados tecnicamente, com ligeira vantagem para Juarez em alguns cenários. Pesquisa Mark, realizada na terça e quarta-feira desta semana revela que, se as eleições para prefeito fossem hoje com mais de dois candidatos, o peemedebista se elegeria.

A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Propriedade do casal de empresários Marco Polo de Freitas, o Popo, e Bárbara Helena Pinheiro, a Mark Instituto de Pesquisa e Opinião entrevistou 251 eleitores em 38 bairros.

Como o quadro sobre candidaturas está indefinido - resta um ano e cinco meses para as eleições municipais -, os pesquisadores fizeram oito simulações para confrontar os virtuais concorrentes, como Juarez, Dal Bosco, Baiano Filho e os empresários Paulo Fiúza e Roberto Donner - confira os dados nos quadros ao lado.

Se a disputa fosse entre os deputados Juarez e Dal Bosco e o secretário de Estado de Esporte e Lazer (PR), Baiano Filho, o resultado seria imprevisível (cenário 1). Considerando a margem de erro, os três ficariam empatados tecnicamente, em que pese o peemedebista figurar com uma ligeira vantagem. Juarez aparece com 28,7%, seguido de 25,9% de Dal Bosco e 23,5% atribuídos a Baiano, que já disputou o pleito em 2004 e foi derrotado pelo hoje prefeito Nilson Leitão (PSDB). Como está no segundo mandato, Leitão está fora do páreo. Ele deve apoiar a eventual candidatura de Dal Bosco, ex-tucano.

Sem Juarez como adversário, o democrata Dal Bosco venceria para prefeito. Ele atingiria a 27,1% numa disputa contra Paulo Fiúza (PV) e Roberto Donner, ambos empatados tecnicamente em segundo lugar com, respectivamente, 19,9% e 17,1% (estimulada 2).

Sem Fiúza no páreo (cenário 4), Juarez Costa surge empatado tecnicamente com Dal Bosco, com 29,9% contra 27,1%, e com uma frente maior sobre o empresário na área de comunicação Donner, preferido por 16,7% dos eleitores sinopenses.

Num confronto entre Dal Bosco e o secretário do governador Blairo Maggi, Baiano Filho, o democrata sairia vitorioso. Conquistaria 33,5% dos votos, enquanto o republicano teria 26,3%. Nesse cenário (estimulada 4), 25,9% dos entrevistados se mostraram indecisos, enquanto 14,3% disseram que anulariam ou votariam em branco.

Dal Bosco bateria nas urnas tanto Donner (33,5% a 23,1%), conforme revela o cenário 5, quanto Fiúza (36,3% a 20,3% - estimulada 6).

Juarez x Dal Bosco

A disputa hoje seria voto-a-voto se os concorrentes a prefeito de Sinop fossem somente Juarez e Dal Bosco. Haveria empate técnico, segundo mostra o cenário 7. O peemedebista aparece como preferido por 33,9% e, o democrata, por 33,1%. Os indecisos somam 23,9%.

Juarez venceria com uma certa folga todos os demais possíveis adversários. Contra Baiano Filho, as intenções de voto apontam 39,4% a 23,9% (cenário 8). Num embate com Donner, o parlamentar do PMDB ganharia com 40,6% contra 19,5% (estimulada 9). Juarez seria eleito com grande vantagem se o adversário fosse Fiúza, que já tentou, sem êxito, candidaturas de prefeito e de deputado federal. O placar seria de 42,6% a 15,1% (cenário 10).





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/231469/visualizar/