Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 19 de Abril de 2007 às 07:15
Por: Noelma Oliveira

    Imprimir


A solenidade de posse do deputado Ságuas Morais, prevista para a próxima segunda-feira, marca definitivamente uma nova composição política em Mato Grosso, visando às eleições de 2008, além de distanciar o DEM, sucessor do PFL, do governador Blairo Maggi (PR).

O apoio do chefe do Executivo de Mato Grosso ao presidente Lula, no segundo turno das eleições presidenciais, deu inicio também a uma nova reengenharia política no arco de aliança, diferente daquela original que elegeu o governador Blairo Maggi, ainda n primeiro turno.

O parlamentar espera apenas a chancela do partido, que se reúne no próximo domingo, para tomar posse. O pedido de afastamento do cargo será encaminhado ainda hoje para a Assembléia Legislativa e, possivelmente, receberá aprovação na sessão matutina de logo mais.

A formalização do apoio do Partido dos Trabalhadores ao governo é vista como uma aproximação à eleição municipal do próximo ano, passando pela Capital. O deputado federal Carlos Abicalil admitiu que o apoio aproxima as duas legendas (PT e PR) para a disputa do próximo ano.

Ságuas também concorda que este apoio vai refletir nas eleições 2008. Por outro lado, o DEM, aliado de Maggi no pleito passado, perde espaço no Governo. A principal Pasta ocupada pelo partido a Secretaria de Infra-Estrutura será cedida nos próximos dias para o PMDB e, precisamente, para o vice-governador Silval Barbosa.

A Secretaria de Infra-Estrutura é hoje ocupada por Vilceu Marchetti, filiado ao DEM. Para contemplar o partido, aliado de Maggi desde o primeiro mandato, vai ocupar possivelmente a presidência do Detran, porém não há uma definição oficial por parte do governador Blairo Maggi.

Apesar dos cargos significativos no governo, o DEM não foi contemplado com nenhuma das principais Secretarias, ou seja, daquelas consideradas de ponta ou pelo com maior orçamento. Muito embora, a bancada Democrata na Assembléia Legislativa não concorda que Vilceu seja uma indicação legenda e, sim, do próprio governador, quer dizer, apenas chancelado por alguns integrantes da sigla.

De primeiro escalão, o DEM ficou com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, que, coincidentemente, foi colocada à disposição do PT na segunda-feira, como uma das alternativas para contemplar legenda. O titular da Pasta é Neldo Egon. A opção de deixar a Secretaria como uma das alternativas para o PT também ressoou no DEM.

Os Democratas têm outras dezenas de indicações no governo, porém em cargos de segundo e terceiros escalões. Muitos ainda não foram nomeados sob alegação de perfil para a função.

Na segunda-feira passada, a Executiva do PT se reuniu com o governador e encaminhou, por meio de uma resolução, o apoio institucional à gestão Maggi. Blairo respaldou o apoio com o convite para Ságuas compor o governo.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/231652/visualizar/