Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 18 de Abril de 2007 às 16:00

    Imprimir


Os produtores de arroz podem ter um rendimento menor, por saca, ao colher o grão plantado nesta última safra. O motivo pode ser os veranicos – fenômenos meteorológicos que consistem em um período de estiagem, acompanhado por calor intenso, forte insolação e baixa umidade, em plena estação fria - que teriam afetado as lavouras na fase em que o grão ainda se formava. A avaliação é do presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan.

Ele destacou que muitos agricultores, tanto do município, quanto da região, tiveram problemas com esta estiagem, e devem contabilizar uma redução no total colhido. “A maioria sofreu pela falta de chuva, principalmente entre o dia 23 de março para cá. Há áreas onde choveu bem e agricultores dizendo que podem colher de 60 a 70 sacas/hectare, mas outros nem sabem se chegarão a 20”, declarou.

Até o momento, de acordo com o sindicalista, não há dados da área plantada no município e na região, mas acredita-se que boa parte dos que cultivaram o grão terão uma 'quebra' na produtividade. “O arroz plantado em dezembro pegou o veranico de fevereiro e março. As chuvas que deram foram localizadas. O produtor deve colher menos e com menor qualidade”, acrescentou.

Neste período, alguns produtores estão encerrando a colheita. Em algumas lavouras do milho, o veranico também afetou a formação dos grãos.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/231718/visualizar/