Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 18 de Abril de 2007 às 05:50

    Imprimir


Esgota hoje o prazo para ingresso de recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no processo protocolado por membros do PL que contesta a criação do Partido da República (PR). Caso não haja nenhuma objeção formal, o PR passa a existir oficialmente a partir de amanhã (19). A indefinição afasta o PR da lista de filiados entregue até a última segunda-feira (16) pelos partidos que atuam em Mato Grosso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A situação ‘sub judice’ contrasta com o andamento em marcha acelerada da organização do pretenso partido sob a liderança do governador Blairo Maggi, cuja articulação já resultou na captação de várias lideranças de outras siglas oficiais. A sede do partido no Estado foi inaugurada na semana passada, em Cuiabá.

Diante do quadro, o PR só deverá encaminhar a lista de filiados ao TRE no mês de outubro, após a devida aprovação de constituição partidária junto ao TSE. A formalização da relação de filiados em outubro será a base para sacramentar os futuros candidatos da agremiação às Eleições 2008. Conforme a legislação eleitoral, o candidato deve ter ao menos um ano de filiação para se credenciar à disputa nas urnas.

A entrada de ação na tentativa de barrar a criação do PR surgiu como desdobramento ao pedido de fusão do Prona e PL chancelado pelo TSE. A mudança provocou um levante entre alguns representantes do PL insatisfeitos com o novo projeto nacional.

Checagem – O TRE passa agora ao trabalho de checagem das listas de filiados encaminhada pelos partidos. O objetivo central é detectar irregularidades, principalmente situações de dupla filiação. O resultado será disponibilizado às siglas partidárias na próxima quarta-feira (25) e o prazo para correção seguirá até o dia 4 de maio.

O TRE em Mato Grosso esclarece que somente após a regularização o TSE fará a divulgação dos filiados e a identificação dos eleitores que possuem dupla filiação.(JS)




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/231853/visualizar/