Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 16 de Abril de 2007 às 17:07

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos empossou na manhã desta segunda-feira (16), três novos secretários e anunciou investimentos em vários setores da administração, em especial na área de saneamento. Em solenidade bastante concorrida, realizada no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios, tomou posse o vereador Éden Capistrano na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, substituindo ao também vereador Levy de Andrade que retornou à Câmara Municipal. Euclides Santos foi empossado na Secretaria de Infra-Estrutura que era ocupada por Andelson Gil do Amaral que ontem assumiu a Secretaria de Governo, antes ocupada por Dilemário Alencar que assumirá mandato de vereador em substituição a Éden Capistrano.

A questão ambiental é uma das prioridades do prefeito Wilson Santos e Éden Capistrano ao ser empossado tratou de anunciar as suas primeiras medidas, com a formação de um grupo de trabalho para implantação do programa “Municípios Educadores Sustentáveis” com o objetivo de adotar ações de educação ambiental. A proposta é fazer com que cada logradouro público, parque, praça ou jardim, seja utilizado como ponto para educação ambiental, com participação da comunidade. Eden Capistrano anunciou também a proposta de se criar em Cuiabá o Selo Cidade Educadora e transformar a Capital em modelo de preservação do meio ambiente.

Dar continuidade as ações da Secretaria de Infra-Estrutura com prioridade par as parcerias. Essa a meta traçada por Euclides Santos que enumerou algumas ações que serão colocadas em prática imediatamente em Cuiabá, dando ênfase a pavimentação das ruas por onde trafegam os ônibus do transporte coletivo, calçamento com paralelepípedos, além de serviços de limpeza da cidade. Euclides Santos disse também que muitos serviços serão desenvolvidos em parceria com o Governo do Estado, recebendo aval do secretário estadual de Infra-Estrutura, Wilceu Marchetti que representou o governador Blairo Maggi na solenidade e assegurou apoio a administração Wilson Santos. Já Andelson Gil do Amaral resumiu em poucas palavras suas metas na Secretaria de Governo. “Vamos procurar o diálogo, aproximar a Prefeitura dos demais Poderes e da sociedade de um modo geral”, afirmou.

Grandes obras na área de saneamento e habitação serão realizadas nos próximos dois anos. A notícia foi dada pelo prefeito Wilson Santos. Explicando as dificuldades financeiras por qual passam as prefeituras e defendendo um novo pacto federativo, que valorize mais os municípios, Wilson Santos disse que até o final de seu mandato vai construir duas mil novas casas populares e para isso já tem como certo o repasse de recursos federais oriundos de emendas parlamentares.

Um grande programa de saneamento também está na prioridade do prefeito. Para isso ele trabalha com três vertentes que resultarão em recursos para o programa. Uma parceria com o Governo de Minas Gerais, cuja empresa de saneamento (Copasa), tem interesse em investir em Cuiabá; a concessão da Sanecap, que passa por estudo da Fundação Getúlio Vargas; e ainda recursos do governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Temos três direções. Uma delas dará certo e vamos realizar o maior programa de saneamento que Cuiabá já teve”, assegurou o prefeito.

Wilson Santos informou ainda que a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal já aprovou recursos na ordem de R$ 198,2 milhões em projetos a serem desenvolvidos na área do saneamento básico. O projeto agora será avaliado em Brasília, mas são favoráveis as perspectivas de aprovação de mais esse montante de recursos a serem investidos na Capital.

Estiveram na solenidade de posse dos novos secretários os deputados federais Thelma de Oliveira e Nery Gueller, estadual Carlos Avalone, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, Júlio Campos e Branco de Barros, o secretário estadual de Infra-Estrutura, Wilceu Marchetti, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Luthero Ponce, a vice-prefeita Jacy Proença, vereadores e secretários municipais.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/232057/visualizar/