Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 10 de Abril de 2013 às 08:15

    Imprimir


Os três senadores de Mato Grosso Pedro Taques (PDT), Jayme Campos (DEM) e Blairo Maggi (PR) se reuniram ontem com o secretário Adjunto de Núcleo Fazendário (Sefaz-MT), Nardeli Pires RotheBarth, para definir a linha de defesa para o Estado no debate sobre a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE). A previsão é que o Senado comece a votar os novos critérios de partilha do FPE. 


Na pauta, o substitutivo do senador Walter Pinheiro (PT-BA) para oito projetos que tratam do tema (PLS 192, 289, 744 e 761, de 2011; e 35, 89,100 e 114, de 2012) e definem o rateio de mais de R$ 70 bilhões. 


Para a bancada de Mato Grosso, mudanças devem ser feitas no substitutivo para corrigir as disparidades no rateio dos recursos. Os senadores estudam apresentar uma emenda ao substitutivo de Walter Pinheiro que leve em consideração as áreas de preservação ambiental e as reservas indígenas como critério de repartição do Fundo. Durante o debate, Taques, Jayme e Blairo concordaram que outro ponto a ser defendido é a questão da renda familiar, ao invés da renda per capita como parâmetro para a partilha. 


“A renda familiar é o melhor critério para o Mato Grosso. É o mais justo”, disse o democrata Jayme Campos, ao defender que os critérios da divisão do FPE sejam revistos pelo governo. 


Bancada - O novo representante da bancada federal de Mato Grosso deve ser anunciado apenas no final do mês. Em reunião na tarde de ontem, os integrantes do grupo optaram por postergar a definição já que três pessoas se interessaram pela vaga. 


O grupo busca o consenso para evitar um confronto direto. Disputam a vaga os deputados federais Valtenir Pereira (PSB), Carlos Bezerra (PMDB) e Eliene Lima (PSD). (KA) 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/23216/visualizar/