Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 14 de Abril de 2007 às 20:06

    Imprimir


Com base na interpretação do TSE pró-fidelização, o diretório do PSB de Cuiabá se articula para, na terça (17), tentar impedir que Dilemário Alencar tome posse como vereador. Sob orientação do deputado federal Valtenir Pereira, a legenda socialista sustenta a tese de que o ex-secretário de Governo do prefeito Wilson Santos se encontra fora dos quadros do PSB. Já teria assinado ficha de filiação no PTB.

A executiva da Capital é presidida por Vantuir, irmão do deputado Valtenir. Dilemário ficou na primeira suplência e, como o titular Éden Capistrano assume na segunda (16) o comando da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, abre vaga na Câmara para Dilemário que, por sua vez, deixa o staff do Palácio Alencastro.

O diretório quer cassar o ex-presidente do sindicato dos Bancários do Estado com base na decisão do Tribunal Superior Eleitoral, segundo a qual o mandato pertence ao partido e não ao eleito. Dessa forma, ocupantes de cargos eletivos em todas as esferas do Legislativo (vereador, deputado estadual, federal e senador) que trocaram de partido devem perder o mandato. Essa nova interpretação está provocando reviravolta em todo o país.

Para complicar a situação do futuro vereador, o dirigente Vantuir apresentará uma lista de filiados do PSB recadastrados e já sem o nome de Dilemário. O recadastramento dos partidos é feito a cada seis meses.

Reação

Dilemário Alencar assegura que não deixou o PSB. Sobre o PTB, observa que houve apenas convite para filiação, mas isso não chegou a se concretizar. "Meu nome está na lista de filiados no PSB no Cartório Eleitoral". Ele critica o deputado Valtenir. Insinua que o deputado está por trás da tentativa de prejudicá-lo. "Quem saiu do PT e quebrou o princípio da fidelidade partidária foi o Valtenir, que abandonou o partido de origem", reagiu.

O futuro vereador disse que Valtenir se posiciona na teoria contra o nepotismo mas, na prática, foi o primeiro a manobrar junto à direção nacional do PSB para destituir o diretório legitimamente eleito e presidido por Gil Vicente para colocar o irmão Vantuir no comando partidário. "Ele (Valtenir) fala uma coisa e pratica outra.

"De forma dolosa, estão retirando meu nome do partido. Valtenir não deveria se preocupar com questão tão pequena como essa. Deveria ocupar o tempo na busca de recursos para Cuiabá. Aliás, como deputado, ele não mostrou até agora para que veio. Onde esse rapaz vai cria confusão, foi assim no PT e está sendo assim agora no PSB".





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/232323/visualizar/