Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 14 de Abril de 2007 às 07:27

    Imprimir


Foi aprovado agora há pouco, em Sorriso, o estatuto do Consórcio de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental do Alto Teles Pires, que envolve os municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Vera, Feliz Natal, Santa Carmem, Nova Mutum, União do Sul, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Ipiranga do Norte e União do Sul. A diretoria também foi definida. O prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato ficou como presidente, o de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, diretor financeiro e o de Nova Mutum, Adriano Pivetta, como diretor executivo. "A participação foi muito boa, com a presença de 10 prefeitos e dois secretários municipais. Agora vamos passar o projeto para as câmaras dos municípios para oficializá-lo", explicou Dilceu Rossato (PPS)

O prefeito Marino Franz (PPS) definiu a criação do consórcio como um importante instrumento de integração regional, que vai beneficiar todos os municípios envolvidos. "Na semana que vem deveremos ter outra reunião, para definir mais algumas articulações", declarou.

Adriano Pivetta (PPS), de Nova Mutum, disse ao Só Notícias, que os municípios com foco na atividade agrícola tem basicamente os mesmos objetivos e esse consórcio vai fortalece-los, buscando novas alternativas econômicas, com novas idéias e novos mecanismos. "Agora vamos buscar nossos objetivos através do consórcio, vamos agregar valores, sem rivalidades", enfatizou.

O prefeito de Vera, José Nilton dos Santos (PMDB), destacou que o consórcio vai abranger as áreas social, ambiental, aterro sanitário, viveiro de mudas, entre outras. " Agora o governo vai negociar através da diretoria do consórcio, com todos os municípios. Será muito mais prático buscar recursos", explicou, ao Só Notícias.

Outros projetos devem ser implantados. O prefeito de Feliz Natal, Manuel Salles (PSDB), destacou que serão viabilizados financiamentos para agricultura familiar e recuperação de áreas degradadas. "Vamos trabalhar e todos os recursos que vamos buscar junto ao Estado e União são recursos para todos os municípios do grupo", completou.

Cada município ainda deve encaminhar os projetos para aprovação do Legislativo.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/232438/visualizar/