Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 13 de Abril de 2007 às 09:03

    Imprimir


Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (12), o senador Jayme Campos (DEM-MT) se comprometeu a defender os interesses dos municípios brasileiros durante os oito anos de seu mandato. Ele pediu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpra a promessa feita aos prefeitos da 10ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios de aumentar em um ponto percentual - para 23,5% - os repasses para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

- Espero que seja cumprida: 90% dos municípios estão quebrados, muitos já estão almoçando a janta. Os prefeitos, lamentavelmente, já estão cheios das mentiras e de tapeações praticadas pelo governo federal - disse.

Ao declarar-se municipalista, o senador disse que o Congresso Nacional e o governo federal têm a responsabilidade de mudar a situação das cidades do país. Jayme Campos opinou que os parlamentares não podem permitir que o setor público municipal vá à falência. O senador ressaltou que a população brasileira precisa ter serviços públicos de saúde, educação e saneamento básico de boa qualidade.

Jayme Campos sugeriu que, quando o governo federal propuser novamente a prorrogação da CPMF, seja instituído que 30% do que o imposto arrecada seja transferido para os estados, e 20% para os municípios, para que aumentem os investimentos na área de saúde.

Em apartes, os senadores Edison Lobão (DEM-MA), Ideli Salvatti (PT-SC) e Efraim Morais (DEM-PB) elogiaram o pronunciamento do colega. Ideli ressaltou a importância de investimentos públicos em saneamento básico. Efraim reclamou do excesso de medidas provisórias editadas pelo Poder Executivo. E Edison Lobão concordou que os municípios precisam de mais atenção do governo federal.





Fonte: Agência Senado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/232589/visualizar/