Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 13 de Abril de 2007 às 08:34

    Imprimir


Marcado pelos escândalos do "mensalão" e dos "sanguessugas", o PR (ex-PL) promoveu um jantar ontem à noite em homenagem ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Há pouco mais de dois meses, o PR foi um dos principais cabos eleitorais na campanha de Chinaglia à presidência da Câmara. Pelo menos dois "mensaleiros" estavam no jantar: Valdemar Costa Neto (PR-SP), que renunciou ao mandato em 2005 para escapar do processo de cassação, e Sandro Mabel (PR-GO), que acabou absolvido pelo plenário da Câmara, em novembro de 2005.

Costa Neto, que é alvo de um novo processo no Conselho de Ética da Câmara sobre o episódio do mensalão, fez de tudo para não deixar Chinaglia em uma saia justa e evitou aparecer em fotos a seu lado. Antes do jantar, que teve como prato principal bacalhau, o presidente da Câmara fez um discurso agradecendo os votos do partido.

"Ele (Chinaglia) colocou que alguns segmentos comentaram que ele estaria tendo apoio na eleição para presidência de deputados que estariam envolvidos em escândalos", contou o líder do PR na Câmara, Luciano Castro (RR). "Não me lembro de ter falado isso", disse Chinaglia, que admitiu ter agradecido os votos que recebeu do PR para se eleger. "Cheguei atrasado e não vi o discurso do Chinaglia", disse Sandro Mabel (PR-GO), que se sentou na mesma mesa do presidente da Câmara.

Segundo o deputado José Rocha (PR-BA), Chinaglia reconheceu, durante o jantar, que tem sido "muito duro" na presidência da Câmara. "Posso até ter cometido alguns exageros, mas é importante resgatar a imagem da Câmara", disse Chinaglia, de acordo com relato de Rocha. Nesse momento, segundo presentes ao encontro, o presidente da Câmara teria se referido explicitamente ao caso dos "sanguessugas", como um dos escândalos que mancharam a imagem da Câmara. Dos 72 parlamentares apontados no relatório da CPI dos Sanguessugas como participantes da máfia das ambulâncias, 18 eram do antigo PL, hoje PR. Mas apenas dois foram reeleitos nas eleições de outubro passado - Wellington Fagundes (MT) e Wellington Roberto (PB).

Além das bancadas na Câmara, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), e o ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara também participaram do jantar, que foi feito em uma casa de festas de Brasília. Um dos assuntos mais comentados foi a decisão da Justiça Eleitoral que permite ao partido reaver o mandato do deputado que deixou a legenda pela qual se elegeu. "O presidente Chinaglia disse que estava recebendo representações de partidos que perderam deputados e que em breve iria responder. Mas é óbvio que ele (Chinaglia) vai decidir que não é possível tirar o mandato do deputado", afirmou José Rocha. Ele é um dos 17 deputados que se elegeram por outros partidos e ingressaram recentemente no PR.





Fonte: Globo Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/232596/visualizar/