Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 13 de Abril de 2007 às 08:12

    Imprimir


O empresário e deputado Carlos Avalone que, em tese, deveria ecoar a voz da oposição na Assembléia, já está em cima do muro e caminha para a base governista. Há um mês, ele assumiu a vaga do colega tucano Guilherme Maluf, hoje secretário de Saúde de Cuiabá. Dos atuais 24 deputados, Avalone era o mais ligado ao ex-governador Dante de Oliveira (já falecido), que fazia oposição à administração Blairo Maggi (PR).

Sobre os ombros do novo deputado, havia esperança dos poucos militantes tucanos que restaram no sentido de liderar uma oposição firme e consistente ao Palácio Paiaguás. Esse era, inclusive, o desejo de Dante, de quem Avalone era intimamente ligado. Dante chegou a dizer para o seu ex-secretário de Indústria, Comércio e Mineração por oito anos que, caso este viesse a assumir vaga na Assembléia, marcasse posição, fazendo contraponto ao governo Maggi. Sugeriu cobranças de promessas de campanha que estão sendo ignoradas como, por exemplo, de redução da carga tributária, de mais projetos à área social e de reforma administrativa.

Avalone garantiu a primeira suplência do PSDB no ano passado ao alcançar 13.857 votos. Ele não seguiu a orientação do ex-governador, se vê no "muro" e, ultimamente, mais elogia do que critica o governo Maggi. Na opinião dos demais parlamentares, o suplente que virou deputado até já pode ser considerado da base do Palácio Paiaguás.

Dessa forma, o governo Maggi consegue praticamente unanimidade na Assembléia. No primeiro mandato, o PT ainda fazia oposição com Vera Araújo. Agora, sob pretexto de haver um entendimento em nível nacional entre Maggi e o presidente Lula, os deputados petistas Ságuas Moraes e Ademir Brunetto assumiram papel de governistas.

A bancada do Democrata (ex-PFL) ensaia oposição, mas por interesse político-eleitoral, já que seu líder, o ex-senador Jaime Campos é pré-candidato a governador em 2010. Alguns deputados, como os peemedebistas Zé do Pátio e Adalto de Freitas, o Daltinho, o socialista Percival Muniz e o pedetista Otaviano Pivetta fazem algumas cobranças pontuais, mas não assumem papel de oposição.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/232601/visualizar/