Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 12 de Abril de 2007 às 07:22

    Imprimir


Nove horas após aprovar requerimento convocando o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro José Carlos Novelli, para dar explicações a cerca de gastos do TCE, a mesma Assembléia rejeitou o pedido, inclusive por unanimidade.

Pela manhã, o deputado Percival Muniz (PPS), que teve um convênio rejeitado pelo TCE e, por conta disso, corre risco de perder o mandato, acusou o Tribunal de receber duodécimo três vezes mais que o TCE do vizinho Mato Grosso do Sul. Apontou privilégios e exigiu explicações. Muniz apresentou um requerimento, propondo a convocação de Novelli para se explicar.

Já na sessão noturna, o assunto voltou à pauta. Muniz e o primeiro-secretário da Assembléia, deputado José Riva (PP), travaram um verdadeiro embate político e jurídico. Riva destacou o Artigo 27 da Constituição Estadual, que só autoriza a Assembléia convocar para prestar esclarecimentos secretários de Estado, procurador-geral de Justiça, do Estado e da Defensoria e titulares dos órgãos da administração publica indireta.

Riva explicou que, no caso da presidência do TCE, a AL não tem autonomia para fazer tal convocação. "Podemos até fazer um convite para o presidente do Tribunal de Contas vir aqui fazer os esclarecimentos, mas não temos a autonomia de convocá-lo", destacou o parlamentar.

Segundo ele, "não há nem necessidade de autorização para Novelli tirar dúvidas e responder a questionamentos dos deputados". "Não precisa isso. Toda vez que membros do TCE são convidados eles vêm". No embate com Muniz, Riva conseguiu convencer os demais colegas. O seu pedido para rejeitar a convocação foi aprovado por unanimidade. Agora, a proposta de convidar Novelli a comparecer à Assembléia será analisada pela Comissão de Orçamento da Casa.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/232727/visualizar/