Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 10 de Abril de 2007 às 11:06

    Imprimir


O temor de um terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a liderar um movimento para abortar os debates sobre o fim da reeleição para cargos executivos. Mesmo favorável ao fim da instituição criada em seu governo e que lhe possibilitou um segundo mandato presidencial, Fernando Henrique prefere adiar o debate a correr qualquer risco de abrir espaço para um terceiro governo de Lula.

Uma proposta de emenda constitucional acabando com essa regra tramita no Congresso com apoio direto de políticos do PSDB e dos Democratas. O plano inicial era incluir a PEC na agenda legislativa deste ano, portanto antes da disputa municipal de 2008. A estratégia mudou com o receio, por parte da oposição, de que Lula, com maioria folgada no Congresso, apoiasse a proposta e incluísse no texto um dispositivo "transgênico" que lhe permitisse outros quatro anos de mandato.

Em 2 de janeiro deste ano, apenas um dia após a posse do petista em Brasília, o ex-presidente tucano pediu para que a oposição desistisse da idéia de incluir a matéria na ordem do dia.

"Esqueçam. O Lula pode querer mudar a regra para se beneficiar com mais um mandato", teria dito o ex-presidente aos deputados José Carlos Aleluia (DEM-BA) e Jutahy Magalhães (PSDB-BA), dois dos mais influentes parlamentares da oposição.

Para os oposicionistas, há razão para preocupações. O governo de coalizão montado pelo presidente tem força numérica na Câmara para aprovar qualquer proposta que exija quorum qualificado, caso de uma emenda constitucional.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/233034/visualizar/