Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 10 de Abril de 2007 às 00:20

    Imprimir


O México rejeitou hoje a resolução de uma corte americana que dá sinal verde para o início dos trabalhos de revestimento do chamado canal "Todo Americano" (CTA), na bacia do fronteiriço rio Colorado.

O governo mexicano explicou que rejeita as obras de revestimento do canal em função dos possíveis "impactos sociais e ambientais" em seu território.

No dia 6 de abril, a Corte de Apelações do Nono Circuito dos Estados Unidos, com sede em San Francisco (oeste), desprezou uma apelação apresentada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Mexicali (CDEM) e a União de Cidadãos para os Recursos e Ambiente (CURE), ambos mexicanos.

Com esta medida, a Corte pôs fim a uma suspensão que tinha estabelecido para o início dos trabalhos de revestimento nessa parte do rio Colorado.

As autoridades mexicanas afirmaram que revisam junto com os possíveis afetados pela resolução do tribunal americano "as opções jurídicas com disponíveis sobre o assunto".

O México denunciou às cortes americanas a intenção das autoridades do país vizinho de cobrir com concreto o canal, situado no estado fronteiriço da Califórnia.

As autoridades mexicanas asseguram que o revestimento do canal não permitirá que a água seja filtrada para as regiões agrícolas do estado da Baixa Califórnia (noroeste, fronteira com a Califórnia).

A Chancelaria destacou em uma nota que o México "continuará suas consultas" com os EUA para chegar a uma "solução integral" sobre a situação da bacia do rio Colorado.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/233112/visualizar/