Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 08 de Abril de 2007 às 20:47

    Imprimir


Brasília - Personagem controverso da história brasileira, Domingos Fernandes Calabar teria feito jogo duplo no século 17, quando os holandeses tentavam tomar alguns pontos do litoral nordestino dos portugueses. Profundo conhecedor do território, foi recrutado pela esquadra lusa e, num primeiro momento, ajudou a manter o domínio da terra, especialmente expulsando os inimigos de Olinda (PE). Mas, em seguida, em 1632, "virou casaca" e passou a ajudar os holandeses. Por quê? Interesse pessoal ou crença de que estes eram melhores para o Brasil?

Neste domingo de Páscoa, data marcada por outra traição histórica segundo a tradição bíblica, a de Judas, as emissoras públicas de televisão transmitem o filme Calabar, às 23 horas. É o quarto documentário da terceira edição do DOCTV.

Dirigido por Hermano Figueiredo, o filme aborda diversas versões sobre o imaginário criado em torno da figura de Calabar e propõe avanço na dicotomia que o divide em herói e traidor. A proposta é a reflexão sobre o papel do personagem e a importância de sua atuação na história do Brasil.

No roteiro, opiniões de escritores e historiadores como o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Rômulo Xavier e os professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Bruno César Cavalcante, Edson Bezerra e Alberto Flores. Na fotografia, o forte de Itamaracá (PE), o Castelo Ricardo Brennand, em Recife, e as ruas da cidade de Porto Calvo (AL).

A produção representa o estado de Alagoas no DOCTV - Calabar era alagoano. As metas do programa são incentivar a produção de documentários que abordem temáticas brasileiras, articular mercado e ampliar a divulgação das produções por meio da exibição na televisão.

Até novembro, uma produção inédita será exibida todo domingo em canais públicos. O DOCTV é um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, em parceria com a TV Cultura e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec). Tem também apoio da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD).

Saiba mais sobre Calabar, que também é nome de peça de Chico Buarque e de bairros em Salvador e Recife.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/233293/visualizar/