Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 08 de Abril de 2007 às 04:05

    Imprimir


O sistema de abastecimento responsável por 48,7% da produção de água de São Paulo, o da Cantareira, estaria sendo ameaçado pelo lançamento de esgoto, de acordo com informações do jornal O Estado de S.Paulo. Um mapa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) teria identificado 13 pontos diferentes de lançamento de dejetos no reservatório.

O Cantareira é composto por cinco represas e serve a cerca de 8,5 milhões de habitantes nas 39 cidades da Grande São Paulo. Um dos principais problemas na região são as ocupações de terra. Pelo menos 145 invasões teriam sido registradas na região da Paiva Castro. Entre elas, estaria parte da Vila Petroria, ocupação ilegal em Franco da Rocha que abriga cerca de 2 mil famílias.

Em loteamentos anteriores à criação das leis de proteção aos mananciais, de 1976, a Sabesp não tem controle de onde os dejetos são lançados. Nestes loteamentos há, em sua maioria, conjuntos de mansões e casas de classe média. Segundo o Estado, a Sabesp também teria sido proibida pela Lei dos Mananciais de instalar rede de esgotos nesses condomínios.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/233356/visualizar/