Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 05 de Abril de 2007 às 09:23

    Imprimir


O ano de 2007 vai ser o ano da saúde em Cuiabá. Foi o que declarou agora pela manhã o prefeito Wilson Santos em entrevista à TV Centro América, oportunidade em que enfocava os 288 anos da capital mato-grossense. “Vamos dar um salto de qualidade na saúde”, garantiu ao elencar uma série de avanços conquistados no setor, recebido com diversos problemas a começar pelos três meses de salários atrasados dos médicos e demais servidores.

Com recursos do programa QualiSUS, do Governo Federal, o prefeito Wilson Santos informou que será possível fazer uma ampla reforma no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, referência para a região Centro-Oeste. O investimento beneficiará o setor de urgência e emergência do hospital, que será ampliado e totalmente reequipado. O programa ainda proporcionará a reforma das policlínicas do Planalto, Coxipó e Verdão.

Por outro lado, este salto na qualidade da saúde previsto pelo prefeito inclui a construção de mais 14 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), fortalecendo a atenção básica e evitando que esses pacientes cheguem ao Pronto Socorro de Cuiabá. “Vamos inaugurar a Farmácia Popular nos próximos dias e um novo laboratório começa a atender a população, diminuindo a longa espera por exames”.

Wilson Santos ainda informou que a Secretaria Municipal de Saúde está adquirindo novos aparelhos de tomografia, densiometria óssea, raio-x e ultra-sonografia. “Os salários estão sendo pagos rigorosamente em dia, criamos a gratificação para os servidores da saúde elevando em até 50% a remuneração dos profissionais”, comentou o prefeito que ainda pretende criar este ano uma nova policlínica no Osmar Cabral ou no bairro Pedra 90.

O estoque de medicamentos nas unidades de saúde, acrescentou Wilson Santos, está praticamente regularizado, existindo ainda apenas alguns problemas pontuais. Segundo o prefeito, são casos de remédios de competência do Governo Federal a exemplo daqueles destinados a tratamento de hipertensão, que nem sempre a própria União consegue manter o abastecimento.

Questionado sobre a quinta troca de secretário na pasta da saúde, o prefeito Wilson Santos lembrou que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva já trocou o ministro da saúde por quatro vezes, o mesmo ocorrendo com a Secretaria de Saúde de Mato Grosso. “É uma busca permanente de saídas para os problemas da saúde, um desafio para nós gestores”, reconheceu o prefeito, acreditando que o médico, deputado estadual e agora secretário de saúde do município, Guilherme Maluf, enfrente com diplomacia e competência este desafio que é de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população e as condições de trabalho dos profissionais da saúde.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/233639/visualizar/