Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 31 de Março de 2007 às 20:23

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, recebeu neste sábado seu colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, primeiro presidente latino-americano desde 1991 a ter as honras da residência de Camp David para uma visita de trabalho. O encontro, que dará continuidade ao de três semanas atrás em São Paulo, é a oportunidade para os dois presidentes tentarem fazer avançar as negociações internacionais da Rodada de Doha de liberalização mundial do comércio.

Bush e Lula, que se encontram pela sétima vez desde a eleição do presidente brasileiro em 2002, devem também discutir a cooperação bilateral na promoção dos biocombustíveis. Brasil e EUA são os dois principais produtores de etanol.

Eles pretendem discutir meios para reforçar as trocas econômicas e comerciais, além de questões mais globais como a situação no Haiti, onde o Brasil dirige a força de manutenção de paz.

Apesar de o presidente Lula ter recusado o convite para passar a noite em Camp David, sua visita traduz a vontade afirmada com vigor por Bush de mostrar que os Estados Unidos não são negligentes com a América Latina e encaram as fortes tendências antiliberais na região.

Bush espera mostrar que pode cooperar com um dirigente de esquerda, com quem conta para contrabalancear a influência do venezuelano Hugo Chávez.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/234262/visualizar/