Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 30 de Março de 2007 às 21:16

    Imprimir


O governador José Serra quer apressar o fim das queimadas nos canaviais, largamente usada no Estado de São Paulo como preparação para a colheita. Ele disse hoje que já determinou mais rapidez nos estudos para alterar a legislação atual, considerada muito tolerante. Uma lei estadual estabelece a redução gradual do uso do fogo nos canaviais até 2031.

Em Itapeva, sudoeste do Estado, ele disse que o governo está preparando uma nova regulamentação sobre o tema. A queima da cana elimina a palha e facilita o trabalho de corte nos canaviais, mas gera impacto ambiental. Porém, o rendimento do trabalho humano no corte da cana crua é mais baixo, tornando vantajosa para as usinas e mecanização, com a conseqüente redução no uso de mão de obra.

O governador disse que os órgãos técnicos do governo estão analisando todos os ângulos da questão. Ele não fixou o prazo em que esse estudo será concluído. "Estamos revisando o que já existe e proximamente apresentaremos a nossa decisão." Serra disse que a proposta do governo será bem fundamentada "para que seja exeqüível", mas, ao mesmo tempo, será "muito rigorosa".

Serra afirmou que as queimadas agravam as condições de saúde dos trabalhadores e geram impacto grande ao meio ambiente, prejudicando toda a população. "Hoje em dia, são queimados 2,5 milhões de hectares todo ano, 10% da superfície do Estado." Mesmo reconhecendo que a cana-de-açúcar gera riqueza para o Estado, ele lembrou que precisam ser minimizados os impactos sociais e ambientais.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/234376/visualizar/