Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 30 de Março de 2007 às 15:57

    Imprimir


Os pescadores mato-grossenses estarão em festa neste domingo (1). Começa a 4ª Edição do Campeonato Estadual de Pesca (Cep) que este ano terá 51 etapas, ou seja, está previsto para ser realizado em 51 municípios mato-grossenses. Isso significa 10 a mais que no ano passado. A primeira etapa acontece no rio Cuiabá, com largada prevista para as 07 horas, na região próxima a ponte Sérgio Mota, também considerado um ponto turístico importante de Cuiabá.

O secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf explica que este Campeonato é uma iniciativa do Estado de Mato Grosso, realizada através da secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), em parceria com as secretarias Estaduais de Meio Ambiente (Sema), de Esporte e Lazer (Seel) e de Comunicação Social (Secom). “O Cep contribui para o incremento do turismo interno. Este será um dos principais eventos do projeto Mato Grosso conhecendo Mato Grosso que estamos elaborando”, diz Nadaf.

Um dos objetivos deste circuito de pesca é a promoção e divulgação das potencialidades turísticas do Estado, estimulando os pescadores a viajarem por todo o Mato Grosso. “Outra meta é aumentar a oferta de trabalho e renda para a população mato-grossense, bem como conscientizar para a preservação do meio ambiente, por meio do pesque-e-solte, que é a prática de devolver o peixe com vida no rio logo após a captura”, completa o secretário.

Mato Grosso é banhado por grandes rios que formam as principais bacias do país e todos com alto nível de piscosidade. O Estado tem no turismo de pesca esportiva um dos grandes direcionamentos para fortalecer o desenvolvimento do setor, tanto no âmbito estadual como nacional e internacional. Esta atividade também proporciona mais uma alternativa econômica, de lazer e de educação ambiental para a população, motivando a circulação de pessoas no interior do Estado. Este fluxo de pessoas resulta em melhor distribuição de renda e aumento da auto-estima do mato-grossense por fazer com que estes cidadãos se reconheçam em seu próprio espaço.

De acordo com o técnico da Sedtur e coordenador do Campeonato, Geraldo Donizeti Lúcio, o evento cresce a cada ano. Este Campeonato surgiu da necessidade de ampliar e diversificar a oferta de atividades turístico-recreativas no Mato Grosso, de modo que pudesse favorecer o incremento do turismo interno (doméstico), beneficiando assim a população mato-grossense. “Isso sem falar que com o Cep contribuímos para fortalecer a imagem do Estado nos mercados nacional e internacional”, ressalta Lúcio.

A expectativa para este ano é bastante otimista. Haverá prêmios em todas as Etapas e, além disso, cada município terá uma programação paralela especial para divulgar os produtos e potencialidades turísticas de cada região.

Lúcio destaca que na lista dos resultados esperados com a realização deste circuito está o aumento do fluxo de turistas regionais, nacionais e internacionais no Estado, a dinamização da atividade turística nos períodos de baixa temporada e o aquecimento do mercado interno, através da promoção e integração dos atrativos e produtos turísticos. “Além disso, um evento como este também fortalece a diversidade cultural e regional mato-grossense e incentivar a prática da pesca esportiva e da conservação”, salienta.

Depois de Cuiabá, a próxima etapa está prevista para o dias 22 de abril em Barra do Bugres (159 quilômetros de Cuiabá). Em maio haverá mais cinco etapas incluindo os municípios de São Felix do Araguaia, Indiavaí, Primavera do Leste, Nova Xavantina e Barão de Melgaço.

HISTÓRICO

2004 - Na primeira, e ainda tímida edição, o Campeonato Estadual de Pesca superou todas as expectativas previstas. No ano de 2004 o 1º CEP, contou com a realização de 14 etapas realizadas em 14 municípios, o que contribuiu para consolidar este evento como um dos mais importantes eventos do calendário estadual.

2005 - Neste ano o sucesso foi ainda maior. O Campeonato foi realizado em conjunto com as prefeituras municipais em 20 etapas, seis a mais que em 2005. Desta vez os pescadores esportivos tiveram a oportunidade de se divertir nas três bacias hidrográficas, ou seja, na do Paraguai, Amazônica e Araguaia. De acordo com dados levantados pela Sedtur, na 2º edição do CEP, os participantes deixaram pelo menos R$ 3 milhões espalhados pelos 20 municípios onde houve evento.

2006 - Já na terceira edição do Campeonato, em 2006, foram realizadas 41 etapas, 21 a mais que na edição anterior. Além disso, a participação também cresceu e atingiu de 1.961 equipes inscritas, provenientes de várias regiões do Mato Grosso e de oito outros Estados. Estiveram envolvidos cerca de 87 municípios durante todo o período de realização do evento e 5.883 pescadores participaram do 41 etapas.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/234410/visualizar/