Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 28 de Março de 2007 às 13:06

    Imprimir


O vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, participou há pouco do lançamento da campanha intitulada Justiça em ação no combate ao tráfico internacional de drogas. Ele elogiou a iniciativa desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 1a Região, seção judiciária de Cáceres. “O Tribunal de Justiça está aqui neste evento promovido pela Justiça Federal para trazer seu apoio e ratificar a necessidade de mobilização com relação ao tráfico de drogas. A Justiça de Mato Grosso veio para colaborar e aplaudir essa louvável iniciativa contra o tráfico internacional de entorpecentes”, destaca Santos Filho.

A abertura da solenidade foi feita pela presidente do TRF1, desembargadora federal Assusete Magalhães, no Clube dos Oficiais do Exército de Cáceres (a 225 km a Oeste de Cuiabá). O juiz federal Paulo Cezar Alves Sodré é o responsável pela implantação da iniciativa.

Ao todo, a campanha foi dividida em três etapas: a primeira de cunho preventivo e educativo; a segunda, preventivo e repressivo e a última de caráter exclusivamente repressivo. Neste primeiro momento, serão distribuídos 12 mil folders e 2,4 mil cartazes explicativos, em português e espanhol, como forma de esclarecer e prevenir os traficantes em potencial.

O desembargador Rubens de Oliveira aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da Justiça Estadual no combate ao tráfico de drogas. “Apesar de o município possuir uma vara da Justiça Federal voltada ao julgamento de processos relativos ao tráfico internacional de entorpecentes, as ações com abrangência municipal continuam sob responsabilidade do Judiciário Mato-grossense”, destaca o magistrado.

Ele explicou que na comarca de Cáceres tramitam 116 ações penais referentes ao tráfico de drogas, sendo 59 processos na 1a vara criminal, 32 processos na 2a vara criminal e outros 25 na 3a vara criminal. “Continuamos a atuar de forma intensa na região mesmo após a implantação da vara federal, que assumiu os processos relativos ao tráfico internacional em 2005. E por isso uma campanha como essa é sempre válida”, explica.

Cáceres funciona como um corredor do tráfico internacional de drogas provenientes da Bolívia com destino aos grandes centros brasileiros. Desde a implantação da vara federal, 152 réus foram condenados por tráfico. A grande maioria possui baixo índice escolar e econômico. Popularmente conhecidos como ‘mulas’, eles são aliciados por valores ínfimos para fazer o transporte de drogas.

Também participaram da solenidade diversas autoridades, entre elas o governador do Estado em exercício, Silval Barbosa; o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito; o deputado federal Pedro Henry; o prefeito de Cáceres, Ricardo Henry; juízes federais; juízes estaduais; representantes da Polícia Federal, da OAB/MT, da Polícia Militar, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) etc.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/234733/visualizar/