Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 27 de Março de 2007 às 09:27

    Imprimir


O aquecimento global pode alterar as zonas climáticas do planeta até 2100, levando ao desaparecimento de alguns ambientes polares e montanhosos e ao surgimento de climas desconhecidos nos trópicos, disseram cientistas na segunda-feira.

O desaparecimento de algumas zonas climáticas aumenta também o risco de extinção de determinadas espécies vegetais e animais, segundo Jack Williams, geógrafo da Universidade de Wisconsin e coordenador do estudo publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Estudos anteriores já apontavam o risco de extinção de espécies em determinadas áreas - como a floresta nublada da Costa Rica ou a região do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul. Este é o primeiro a prever esta mudança em nível global, disse Williams por telefone.

O aquecimento de até 8 graus Celsius em algumas latitudes até o final deste ano deve fazer com que as zonas climáticas se afastem do equador, em direção aos pólos, segundo o estudo. "São esses climas perto dos pólos ou no topo de montanhas que estão sendo expulsos", disse Williams. "Está ficando quente demais."

Ursos polares e focas, que dependem do gelo ártico, podem estar entre as espécies ameaçadas, disse Williams, embora o estudo não tenha tratado especificamente do destino desses animais. Com o desaparecimento das zonas polares, novas zonas serão criadas em partes do mundo já que estão entre as mais quentes, previu o estudo, usando modelos das mudanças climáticas.

A mudança de temperatura deve ser maior no Ártico e na Antártida porque, sem neve e gelo, a luz do sol deixa de ser derretida e passa a ser absorvida pela água ou a terra, o que acelera o aquecimento. Mas, como as flutuações normais de temperatura e pluviosidade são menores nos trópicos, mesmo pequenas mudanças de temperatura podem fazer uma grande diferença nessas regiões quentes, disse John Kutzbach, co-autor do estudo, também da Universidade de Wisconsin, em nota.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/234953/visualizar/