Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 22 de Março de 2007 às 17:16

    Imprimir


A Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso (Sema-MT) inicia hoje a emissão da Guia Florestal (GF) integrada ao DOF. O Documento de Origem Florestal (DOF) é um novo sistema eletrônico de controle de produtos florestais que permite identificar qualquer tentativa de fraude na exploração ou no transporte desses produtos.

De acordo com o coordenador geral de Recursos Florestais do Ibama, José Humberto Chaves, “o início dessa integração vai garantir que as GFs sejam emitidas somente para usuários regulares junto ao Cadastro Técnico Federal e permitir a sua recepção automática pelos compradores situados nos Estados consumidores”.

Segundo Chaves, ainda faltam alguns detalhes para a integração completa, mas em breve o Ibama poderá fiscalizar as Guias emitidas pelo Mato Grosso, Pará, Rondônia e Maranhão com a mesma eficiência que fiscaliza o DOF - por meio da internet, dos satélites e do 0800.

O diretor de Florestas Antônio Carlos Hummel afirma que esse início da integração é o primeiro passo para a construção de um portal integrador, em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) disponibilizarão na Internet as informações sobre a gestão florestal no país conforme prevê a Resolução Conama nº 379/2006. Isso aumentará a capacidade de controle dos órgãos ambientais e a participação da sociedade civil, permitindo o controle social sobre o licenciamento na área florestal, completa Hummel.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/235503/visualizar/