Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 20 de Março de 2007 às 16:12

    Imprimir


A comunidade católica de São Paulo está na expectativa da nomeação do arcebispo que irá substituir o cardeal dom Cláudio Hummes no comando da maior arquidiocese do Brasil.

Segundo o padre Juarez Pedro de Castro, secretário de comunicação da arquidiocese de São Paulo, não há prazo para o papa nomear um arcebispo. Mas já houve casos de o cargo ficar vago por até um ano.

No caso de São Paulo, a previsão é que a nomeação ocorra antes da visita de Bento 16 ao Brasil, marcada para maio.

"[A nomeação] está demorando um pouco. Mas, apesar disso, em nenhum momento a arquidiocese parou porque está sem arcebispo", afirmou o padre. "Estamos na expectativa de sair amanhã", completou.

Como o núncio apostólico dom Lorenzo Baldisseri, que representa o papa no Brasil, despacha as nomeações feitas pelo papa somente às quarta-feiras, a expectativa é que o nome do novo arcebispo seja divulgado amanhã.

Dom Cláudio foi nomeado pelo papa para ocupar o posto de prefeito da Congregação para o Clero. Ele deixou a arquidiocese em 3 de dezembro para assumir o cargo no Vaticano. Em seu lugar, está provisoriamente dom Manuel Parrado Carral, bispo-auxiliar de São Paulo.

Segundo a BBC Brasil, entre os nomes mais cotados por especialistas e religiosos está o do secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Odilo Pedro Scherer, por sua proximidade com o Vaticano e juventude [ele tem 57 anos]. O arcebispo metropolitano de Belém, dom Orani João Tempesta, e o bispo auxiliar de São Paulo, dom Pedro Luiz Stringhini, também são cotados para a vaga.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/235904/visualizar/