Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 19 de Março de 2007 às 20:51

    Imprimir


O Ministério da Defesa divulgou nota na tarde desta segunda-feira informando que os atrasos nos aeroportos brasileiros foram agravados por uma queda de energia no aeroporto de Brasília, onde funciona o Cindacta 1. O problema aconteceu por volta das 15h de domingo. A Defesa informou ainda que os atrasos são decorrentes das fortes chuvas que atingiram São Paulo entre 7h e 9h de domingo e de uma falha de operação do Cindacta 1, que começou por volta as 10h.

De acordo com a nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência na manhã de hoje para exigir uma apuração "imediata e rigorosa" das causas do novo caos nos aeroportos. Ele pediu também que os usuários transporte aéreo recebam informações rápidas e corretas.

O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, afirmou mais cedo que a previsão é de que o movimento nos aeroportos de Brasília e Congonhas só volte ao normal amanhã.

Veja a íntegra da nota do Ministério da Defesa:

"Fortes chuvas em São Paulo causaram o fechamento do aeroporto de Congonhas, por aproximadamente duas horas, no período de 7h às 9h da manhã de 18 de março.

Às 10h06, o sistema de processamento de plano de vôos do Cindacta I sofreu uma falha de operação. Para preservação da segurança, até que o sistema fosse plenamente recuperado, foi necessário que os tráfegos fossem espaçados, inicialmente em 30 minutos, sendo esse tempo reduzido gradativamente.

Por volta das 15h, houve uma queda de energia no aeroporto de Brasília, o que causou uma degradação dos sistemas da torre para o controle dos planos de vôo.

Os atrasos de hoje decorrem de um efeito-cascata das operações de ontem, e a situação deverá se normalizar, dependendo das condições meteorológicas, ao longo do dia.

Na manhã de hoje, o presidente Lula - em reunião com a ministra Dilma Roussef, Casa Civil, Waldir Pires, Ministério da Defesa, general Jorge Armando Félix, Gabinete de Segurança Institucional, comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito e os representantes da Anac e a Infraero - determinou a apuração imediata e rigorosa das causas do ocorrido com vistas à tomada das ações necessárias.

Determinou, também, que os usuários recebam as informações de modo rápido e correto nos aeroportos e que sejam implementados equipamentos reserva eficientes e eficazes.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/236064/visualizar/