Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 15 de Março de 2007 às 02:10

    Imprimir


Especialistas americanos e mexicanos medirão as condições atmosféricas com um avião "caça-furacões" na região de Campeche (Golfo do México) e em Cozumel (Caribe) para detectar os possíveis ciclones dos próximos meses, informaram hoje fontes oficiais.

O administrador do aeroporto internacional do estado mexicano de Campeche, José Antonio Toledo, explicou à Efe que pesquisadores dos dois países trabalharão a bordo de um Hércules-130 na medição meteorológica. O objetivo é alertar para a chegada dos ciclones e diminuir seu impacto este ano.

Os 10 especialistas, cinco mexicanos e cinco americanos, ajudarão a "mostrar às autoridades e à população como atuar durante um furacão, evitando mortes e grandes desastres".

Toledo acrescentou que o avião, que chegará em 16 de abril, "permitirá conhecer adequadamente o deslocamento dos furacões na região".

O Hércules-130 conta com equipamentos especializados, como radares meteorológicos, para medir variáveis como a umidade, pressão atmosférica, temperatura, velocidade e direção do vento. Assim, será possível prever a capacidade dos furacões, disse.

"Será sem dúvida uma informação valiosa tanto para as autoridades quanto para a população", avaliou.

Um porta-voz da Comissão Nacional de Água do México confirmou que o trabalho ajudará a fornecer dados meteorológicos precisos para acompanhar os fenômenos na região.

"Os especialistas em meteorologia realizarão algumas investigações com a ajuda do avião e sem dúvida trocarão informação e tecnologia para poder prever a atividade, intensidade e trajetória dos ciclones tropicais", acrescentou.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/236649/visualizar/