Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 14 de Março de 2007 às 14:09

    Imprimir


Um estudo apresentado nesta terça-feira (13) pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) revela que o Brasil é um dos países da América do Sul que apresentou a maior perda real da área de florestas, nos últimos anos.

Segundo o relatório, o Brasil teria desmatado, no período de 2000 a 2005, cerca de 74% da área desmatada na América do Sul. Isso significa que, dos 42 mil quilômetros quadrados devastados por ano em toda a região sul-americana, pelo menos 31 mil estão localizados em terras brasileiras.

O país registrou aumento no índice de desmatamento de 0,5% (período de 1990 a 2000) para 0,6% (período de 2000 a 2005). Ou seja, no segundo período o Brasil perdeu mais de três milhões de hectares de florestas. Também apresentaram altos índices de desmatamento: a África, que concentrava 16% das florestas mundiais e perdeu 9%; e a América Latina e Caribe, perdeu 22 milhões de hectares, sendo que concentrava 47% de todas as florestas existentes no planeta.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em entrevista à imprensa no início da noite de hoje afirmou desconhecer o relatório. No entanto, a ministra destacou que o Brasil é “talvez um dos únicos países do mundo que apresentem um plano nacional de combate ao desmatamento”.

Marina reiterou que os cuidados com o meio ambiente conseguiram reduzir, nos últimos dois anos, o desmatamento em 52%, evitando a emissão de 430 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2). A ministra afirmou também que a expectativa para esse ano de 2007 seja de continuidade de redução nos índices de desmatamento.





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/236739/visualizar/