Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 09 de Março de 2007 às 08:52
Por: Marcos lemos

    Imprimir


O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Mato Grosso, ponto da discórdia entre políticos do PT e das demais siglas, poderá ser desmembrado em duas unidades no próprio territorial estadual. Foi o que defendeu o senador Jaime Campos (PFL) ao se utilizar da tribuna do Senado para demonstrar que Colniza no norte do Estado se converteu em sinônimo de violência e impunidade.

Jaime Campos cobrou do governo do Estado juntamente com o Incra e a Polícia Federal a formação de uma força tarefa especial para atuar na região noroeste de Mato Grosso, na divisa com Rondônia para acabar com a ausência de Justiça, a falta de amparo e o descaso com que milhares de pessoas são tratadas.

Colniza e outros três municípios (Juruena e Aripuanã) figuraram entre os 10 municípios mais violentos do Brasil e segundo Jaime Campos essa violência é decorrente de conflitos de natureza agrária e de sucessivos governos que deram as costas para o interior.

"Colniza é onde as pessoas não morrem de bala perdida; mas sim de bala encomendada. Tombam em solo amazônico para defender a sua pequena porção de pátria, a sua parca noção de cidadania, o seu pedaço de chão. Gente que mistura sangue ao barro, na esperança de alargar as fronteiras do desenvolvimento da nação" disse o senador mato-grossense.

Jaime assegurou que encaminhará expediente à Presidência da República exigindo a criação da Superintendência do Incra do Norte de Mato Grosso e de uma Delegacia da Polícia Federal na região, simbolicamente com sede em Colniza, para demonstrar ao Brasil e ao mundo que uma vida não pode ser trocada por um hectare de chão, que não existe cerca capaz de limitar a dignidade humana e que a terra só é fértil quando produz paz e justiça social.

O senador pefelista propôs ainda formação de uma Comissão do Senado para visitar e investigar "in loco" as causas deste flagelo que se estende por toda a região amazônica, para, posteriormente se editar um seminário que indique soluções para a eliminação dos crimes de natureza fundiária e ambiental no país.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/237762/visualizar/