Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 06 de Março de 2007 às 14:55

    Imprimir


A Petrobrás negocia com a fábrica de celulose espanhola Ence para fechar um acordo pelo porto de M'Boipicuá e pelos prédios da fábrica em Fray Bentos, 309 quilômetros ao norte da capital uruguaia.

A Ence, que iria construir uma indústria em Fray Bentos, anunciou no dia 12 de dezembro que retomará o projeto no porto de águas profundas de Conchillas, que fica a 220 quilômetros a oeste de Montevidéu, no departamento de Colonia.

A empresa petrolífera brasileira quer instalar uma fábrica nos prédios de Fray Bentos, para produzir biodiesel. O investimento atingirá os US$ 30 milhões, afirmou o presidente Clóvis Corrêa ao jornal "El Observador".

As saídas possíveis são duas: ou a Petrobras compra os terrenos ou faz uma parceria entre as duas empresas. O porto e os terrenos nos arredores são avaliados em US$ 50 milhões pela Ence, de acordo com o jornal.

Em dezembro de 2005, a Assembléia Ambientalista da cidade argentina de Gualeguaychú começou a bloquear as pontes fronteiriças entre o país e o Uruguai, como protesto pela construção das fábricas de celulose em Fray Bentos, tanto pela Ence quanto pela companhia finlandesa Botnia. O argumento é de que elas teriam contaminado a região.

Desde que a Ence anunciou sua transferência, os protestos se dirigem somente à Botnia, e continuam os bloqueios nas pontes internacionais.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/238336/visualizar/