Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 06 de Março de 2007 às 06:33

    Imprimir


Homenagear e ao mesmo tempo prevenir. Este é o objetivo do Centro de Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE), que realizará a Campanha do Dia Internacional da Mulher, na próxima quinta-feira, 8.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da campanha Mônica Araújo, o dia será dedicado exclusivamente à mulher. Ela informou que haverá palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, planejamento familiar, câncer de colo de útero e de mama e vídeos informativos. “Através das palestras iremos informar como as mulheres devem se prevenir das doenças como o câncer de colo do útero e da mama que é um dos vilões entre as mulheres”, salienta Mônica, frisando que as atividades serão desenvolvidas no Posto Central, a partir das 7h.

A coordenadora ressalta que estarão disponíveis profissionais que farão consultas específicas nas áreas de ginecologia, como coletas de material para exame preventivo e nutricionista. Além de cuidar da saúde, Mônica comentou que uma equipe de uma empresa de cosméticos estará maquiando as mulheres, das 9h às 10h, e 14h às 15h. “Neste dia especial as mulheres que nos visitarem sairão lindas e levarão para casa kits sorteados no local”, diz Mônica.

O objetivo do evento é conscientizar a população feminina quanto à importância do exame preventivo do câncer do colo do útero e o risco das DST’s.

Como o CTA e o SAE só começou a funcionar em abril do ano passado, fora do período da comemoração, a coordenadora lamentou que não foi possível realizar o evento. Ela disse ainda que pretende, a partir de agora, comemorar o Dia Internacional da Mulher todos anos.

Finalizando, Mônica faz um convite e toda população feminina tangaraense para que compareça, realize exames, acompanhe palestras de prevenção e aproveite o dia que foi dedicado exclusivamente a elas.

PREVENTIVOS - O exame preventivo do câncer do colo do útero (exame de Papanicolaou) consiste na coleta de material citológico do colo do útero, sendo coletada uma amostra da parte externa (ectocérvice) e outra da parte interna (endocérvice). Para a coleta do material, é introduzido um espéculo vaginal e procede-se à escamação ou esfoliação da superfície externa e interna do colo através de uma espátula de madeira e de uma escovinha endocervical.

Para o câncer de mama, o melhor remédio é a prevenção. Quem tem idade superior a 30 anos, deverá fazer o auto-exame das mamas mensalmente, além de ser examinadas por médicos uma vez por ano. A partir dos 40 anos, é recomendado que se faça o exame regularmente.




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/238474/visualizar/