Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 05 de Março de 2007 às 02:28

    Imprimir


Um estudo divulgado na última terça-feira pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) alertou para as conseqüências do aquecimento global no Brasil. O diagnóstico, desenvolvido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Climáticas (Inpe), mostrou o que pode acontecer no País caso a temperatura do planeta não pare de subir. Avanço do oceano, desertificação e extinção de espécies são alguns dos graves problemas que podem ocorrer no futuro, de acordo com a pesquisa.

O levantamento afirma que foi observada uma tendência de aumento do nível do mar de 40 centímetros por século, mas, devido aos fatores globais de aquecimento, esse avanço pode chegar a até 50 centímetros. Caso isso aconteça, 42 milhões de brasileiros que vivem na zona costeira seriam afetados. A cidade do Rio de Janeiro é a mais vulnerável à elevação do Atlântico. Verificou-se também que a Ilha de Marajó pode perder até 36% do seu território caso o nível das águas suba.

A pesquisa destaca ainda a situação da região amazônica. Segundo o estudo, a elevação da temperatura no Brasil pode modificar a vegetação da Amazônia e transformá-la em um novo cerrado. Além disso, muitas espécies da região deixariam de existir. No entanto, os cientistas afirmam que há a necessidade da realização de mais estudos para se ter certeza desses efeitos. Como a floresta é muito grande, é possível que ela passe por mudanças ao longo deste século, mesmo que os níveis globais de emissão de CO2 diminuam e o aquecimento seja mais ameno.

A pesquisa do MMA também alerta para a extinção de animais devido às secas, doenças e tempestades provocadas pelo aquecimento global em áreas como o Pantanal e a Amazônia. Outros estudos prevêem a extinção de espécies de peixes devido ao aumento do nível dos mares, o que inundaria ilhas e estuários do sul com água salgada. Estima-se que o Brasil reúna cerca de um quinto de todas as espécies vegetais e animais do mundo.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/238729/visualizar/