Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 02 de Março de 2007 às 16:24
Por: Fernando Leal

    Imprimir


O deputado Maksuês Leite (PP) pediu ao governador Blairo Maggi (sem partido) a criação do primeiro parque ambiental a ser instalado em Várzea Grande, com quase 30 hectares. A área – situada às margens da Avenida Júlio José de Campos e avaliada em cerca de R$ 3 milhões – já foi disponibilizada por seu proprietário, Gilson Berneck, para doação.

O projeto do parque prevê a construção de pistas para caminhada, mirantes, lago natural, banheiros e postos de atendimento aos usuários, entre outros benefícios. A obra foi orçada em R$ 10 milhões e deve ser custeada pelo Estado.

“Esse parque, certamente, vai proporcionar à população local a oportunidade de praticar esportes, lazer e participar de entretenimentos como shows culturais e festividades em geral”, observou Maksuês. Com área superior a 930km2 e mais de 250 mil habitantes – a segunda maior população do estado, Várzea Grande não possui um parque ecológico.

Os parques ambientais são áreas com características naturais únicas que – além da preservação – servem para fins científicos, de educação ambiental e de lazer. Em termos de reservas ambientais, Mato Grosso possui 35 Unidades de Conservação que representam 19,73% da área total do Estado conservada.

Também, há alguns anos, o Ibama – órgão responsável por esses patrimônios naturais – lançou programa de privatizações de serviços, conseguindo melhorias que incluem mais trilhas nos parques, mais placas de sinalização, passarelas suspensas, restaurantes e até serviços de passeios de barco, equipamentos de mergulho e jipes, quando necessário. Com isso, o turismo a essas áreas e ecossistemas só tem crescido a cada ano.

Atualmente, o País possui 42 parques nacionais sendo 35 abertos à visitação. Reunidos, eles possuem área superior a 10 milhões de hectares. “Um dos princípios a serem estimulados e valorizados em Várzea Grande – a partir do seu primeiro parque ambiental – é a promoção de atividades de informação e educação ambiental, estimulando o compromisso da comunidade com a preservação do meio ambiente”, ressaltou Maksuês Leite.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/239048/visualizar/