Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 28 de Fevereiro de 2007 às 15:50

    Imprimir


Prefeito, vereadores e representantes de assentamentos em Cotriguaçu estiveram reunidos hoje com o parlamentar e o superintende do Incra O deputado Ságuas de Moraes (PT) esteve reunido hoje (28) com o superintende do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra/MT, Leonel Wohlfahrt e lideranças políticas e de assentamentos do município de Cotriguaçu, localizado a 1.200 Km de Cuiabá. De acordo com Ságuas, várias reivindicações foram feitas tanto ao parlamentar, como também ao superintende do Incra. Entre elas, a regularização da área do Assentamento PA de Juruena e do PA de Cotriguaçu.

“Vamos analisar todas as reivindicações com bastante atenção. Os assentamentos estão dentro de reserva florestal e precisam encontrar uma saída para resolver esse impasse”, destacou Ságuas.

O prefeito de Cotriguaçu, Damião Carlos de Lima (PP), afirmou que na região existem 2.276 lotes de assentados e ainda não foram regularizados pelo Incra. “Nenhuma família tem posse do título de propriedade. Há uma área de 200 lotes que não tem demarcação, ninguém sabe localizar a divisa de cada uma das áreas”, observou.

Damião Lima questionou o superintende do Incra sobre as invasões de áreas de preservação ambiental no município. “As reservas estão sendo invadidas e os moradores cobram medidas mais eficazes do Incra, sobre qual a decisão que será tomada pelo órgão”, disse o prefeito.

Outra reivindicação feita pelo prefeito foi à abertura de 66 quilômetros de estradas nos três assentamentos existentes na região e de 21 pontes. No município existem três assentamentos. O custo da obra gira em torno de R$ 400 mil. Nos três assentamentos vivem 2.226 famílias. Lá elas produzem, além de produtos de subsistência, café e gado. Os representantes, delas, reivindicaram ao superintendente do Incra o título das propriedades, a demarcação das terras e ainda a liberação de recursos para investirem em infra-estrutura.

Segundo Leonel Wohlfahrt, todos os encaminhamentos serão tomados, mas dentro da Lei. De acordo com ele, no ano passado foram entregues dois mil títulos de propriedade, retomando um beneficio que não se fazia há mais de 10 anos. “A projeção é que o Incra emita a partir de agora cerca de cinco mil títulos”, destacou.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/239481/visualizar/