Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 26 de Fevereiro de 2007 às 21:58

    Imprimir


Baleeiros japoneses encerraram sua temporada anual de caça à baleia na Antártida e estão voltando para casa, diz o Greenpeace, informação prontamente negada pela Agência de Pesca japonesa.

"Eles estão saindo há 24 horas, e agora nós basicamente os escoltamos para fora das águas antárticas" à velocidade de 10 km/h, disse Karli Thomas, a bordo do navio Esperanza, do grupo ambientalista.

O Esperanza vem se mantendo próximo da frota baleeira japonesa de seis navios há vários dias, no Mar de Ross, na costa da Antártida, e Thomas afirmou que o líder da expedição disse ao Greenpeace que, agora, "o destino é o Japão".

Segundo Thomas, os japoneses estão encerrando a temporada por conta do incêndio que atingiu o navio Nisshin Maru, matando um marinheiro.

A despeito disso, um funcionário da Agência de Pesca, Hideki Moronuki, negou que a temporada esteja encerrada.

"Estamos avaliando a situação do navio, e não decidimos se faremos uma parada para reparos ou voltaremos ao Japão", disse ele. Referindo-se às declarações do Greenpeace, Moronuki disse que " eles devem estar falando de alguma outra coisa, em algum outro planeta".

O governo da Nova Zelândia declarou, nesta segunda-feira, 26, que o navio danificado, carregado com 1,3 milhão de litros de combustível, representa um enorme risco para o meio ambiente na Antártida.

O Japão vem insistindo que o navio deve se deslocar por meios próprios, rejeitando os apelos da Nova Zelândia e de grupos ambientalistas, para que a embarcação seja rebocada.





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/239765/visualizar/