Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 25 de Fevereiro de 2007 às 10:02

    Imprimir


Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão analisando matérias-primas alternativas para a produção de biodiesel. Desde o ano passado, o Laboratório de Controle de Processos (LCP) vem trabalhando para obter o combustível através de óleos utilizados na fritura de alimentos e de gordura animal descartada pela indústria frigorífica.

O biodiesel é considerado como um substituto dos combustíveis fósseis e uma alternativa ao diesel, material mais consumido no País, com cerca de 40 bilhões de litros por ano. O governo brasileiro incentiva a produção do produto como alternativa de renda para pequenos produtores.

O professor Marintho Bastos Quadri, um dos coordenadores do projeto, explica que a pesquisa incentiva as características econômicas de Santa Catarina. O Estado possui muitos frigoríficos, e o aproveitamento dos resíduos dessa indústria pode gerar uma economia para pequenos produtores, além de ajudar a resolver um grave problema ambiental do Estado.

"Focamos nessas duas fontes porque seriam ideais para a produção de biodiesel", afirma Quadri. "A indústria produz quantidades apreciáveis de resíduos graxos provenientes da preparação de alimentos, além do material gerado no setor frigorífico".

De acordo com os pesquisadores, o óleo de fritura e a gordura animal são alternativas viáveis. Mas o fato de encontrar outras matérias-primas ainda não é suficiente ainda para aumentar a produção de biocombustível. "É preciso tornar a produção sustentável, tanto no aspecto econômico quanto no ambiental", destaca Quadri.

Em 2005, o Congresso Nacional aprovou uma lei que torna obrigatória, a partir do próximo ano, a adição de 2% de biodiesel ao óleo diesel vendido no Brasil. Em 2013, esse percentual deverá chegar a 5%, o que exigirá produção interna de mais de 2 bilhões de litros de biodiesel.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/240091/visualizar/