Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 24 de Fevereiro de 2007 às 07:40

    Imprimir


A pesca de subsistência para os pescadores profissionais de Mato Grosso só poderá ser feita do barranco e com o uso de equipamentos artesanais, como vara e anzol. A pesca embarcada continua proibida em qualquer rio do Estado durante o período da Piracema, que começou em 06 de novembro e só terminará no dia 28 de fevereiro de 2007.

Durante o período da Piracema, os pescadores profissionais recebem o seguro desemprego para não interferir no ciclo de reprodução dos peixes. Cada pescador devidamente registrado em sua colônia, recebe um salário minimo por mês. O beneficio é pago durante os quatro meses de proibição da pesca.

Em Mato Grosso há cerca de 6.500 pescadores profissionais que têm direito ao seguro. O pagamento é feito com recursos do Governo Federal, por meio da secretaria Nacional da Pesca e Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Na Piracema, além do seguro-desemprego, o pescador profissional tem direito a capturar três quilos de pescado ou um exemplar por dia para garantir a alimentação da sua familia. É a chamada pesca de subsistência, autorizada pelo Consema para os quatro meses de proibição da pesca.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/240249/visualizar/