Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 23 de Fevereiro de 2007 às 14:20

    Imprimir


O presidente da MT Fomento, Eder Moraes, é o primeiro a deixar a pré-candidatura a prefeito de Cuiabá, programada para o ano que vem. Motivo: pressões política. Atuando num segmento de forte apelo público, Moraes acabou se transformando no pivô de um conflito institucional entre Governo e Assembléia Legislativa, patrocinado por eventuais candidatosa sucessão do prefeito Wilson Santos. Entre eles, os deputados Sérgio Ricardo (PPS) e Walter Rabello (PMDB), que integram a base de sustentação do Governo. Os dois chegaram a propor antes do Carnaval uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a atuação da MT Fomento.

O pedido para se afastar da pretensão de disputar a Prefeitura de Cuiabá foi feito pelo governador Blairo Maggi, na manhã desta sexta-feira. Pouco antes de ser chamado ao Palácio Paiaguás, o governador havia se reunido com o deputado Sérgio Ricardo, presidente da Assembléia Legislativa. Ao justificar o pedido, Maggi teria dito ao dirigente da MT Fomento que o momento para disputar uma eventual indicação ao Palácio Alencastro não era adequada e que a meta poderia acontecer no futuro. Moraes concordou.

“Não quero polêmica com a Assembléia Legislativa” – ele disse, à saída do gabinete do governador. Entre os argumentos usados por Maggi estaria o de se evitar eventuais “fogo cruzado” com os deputados. Além do recuo, Eder Moraes informou que o programa que apresentava no Canal 5 todas as noites, após o “Resumo do Dia”, do apresentador Roberto França, será retirado do ar. O programa ficou no ar 12 dias apenas e foi considerado, segundo fontes palacianas, o “estopim” da onda de preocupação dos eventuais candidatos a prefeito de Cuiabá.

Moraes confirmou que, mesmo sem a pretensão política para 2008, vai se filiar no PR, novo partido do governador Blairo Maggi. Ele informou que pretende ajudar a construir e fortalecer a sigla no Estado para os futuros embates eleitorais. E fez questão de adiantar que o candidato que for escolhido pela sigla contará com o seu apoio. “Eu obedeço às decisões do governador Blairo Maggi” – frisou.

Anteriormente, Moraes havia decidido não disputar a presidência do Partido da República em Cuiabá. Ele abriu mão em favor do vereador Francisco Vuolo, que era o presidente do PPS na Capital. Na ocasião, o presidente da MT Fomento havia alegado a necessidade de se evitar eventuais cizânias internas. Na disputa pela direção da sigla está também o atual presidente do Legislativo, Sérgio Ricardo, e o ex-secretário adjunto de Saúde, Alencar Farina – agora uma espécie de oposição interna ao governador.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/240360/visualizar/