Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 23 de Fevereiro de 2007 às 07:40

    Imprimir


Pela primeira vez dos últimos 10 anos, um período pré-eleitoral registra tantos deputados estaduais dispostos a concorrer a eleição para prefeito em cidades-pólos. Um dos principais motivadores é que eles nada têm a perder. Não precisam renunciar ao mandato e, se forem derrotados, continuarão com a vaga garantida na Assembléia. Dos 24 recém-empossados, 12 (50%) se articulam para o próximo pleito. Um dos mais entusiasmados é o médico Wallace Guimarães (PFL). Em 2004, ele entrou na disputa na reta final, em substituição a Campos Neto (PP). Perdeu a Prefeitura de Várzea Grande para Murilo Domingos (PPS) por uma diferença de apenas 588 votos.

Agora, Wallace está tão determinado a entrar no páreo novamente que nem se preocupa com rumores de que o PFL estaria analisando outras opções de candidaturas, como de Lucimar Campos ou do conselheiro do Tribunal de Contas, Júlio Campos, que, nesse caso, se aposentaria até meados deste ano. Além de Wallace, o deputado Maksuês Leite (PP) trabalha pré-candidatura à sucessão em VG. Ele também disputou em 2004 e ficou em terceiro e último lugar.

Três parlamentares estão de olho na Prefeitura de Cuiabá: Walter Rabello (PMDB), Sérgio Ricardo (PPS) e Guilherme Maluf (PSDB). O peemedebista figura entre os primeiros colocados nas pesquisas internas. Sérgio, hoje presidente da Assembléia Legislativa, concorreu nas urnas de 2004 e foi eliminado no primeiro turno. No caso de Maluf, suas pretensões são consideradas mais um balão de ensaio, já que a legenda tucana aposta na reeleição do prefeito Wilson Santos.

A disputa em Sinop, cidadé-pólo do Nortão, caminha para o confronto entre dois deputados: Dilceu Dal Bosco (PFL) e Juarez Costa (PMDB). Em Rondonópolis, o deputado Zé do Pátio (PMDB) estará de volta. No último pleito, ele ficou em terceiro lugar, mas com uma pequena diferença de votos entre o segundo (Wellington Fagundes) e o eleito (Adilton Sachetti). José Domingos (PFL) trabalha retorno à Prefeitura de Sorriso. Se o seu grupo não encontrar um nome com visibilidade eleitoral capaz de ameaçar a reeleição do prefeito Dilceu Rossato (PPS), Domingos se lançará `s briga. Ele já administrou Sorriso por dois mandatos.

Depois de perder em 2004, o deputado Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), também não abre mão da corrida sucessória em Barra do Garças. O parlamentar de segundo mandato Ságuas Moraes (PT) admite nos bastidores a possibilidade de vir a concorrer em Juína, onde foi prefeito por oito anos. Até mesmo o suplente Wagner Ramos (PPS), que no próximo dia 1º assume a cadeira de João Malheiros, sonha com a Prefeitura de Tangará da Serra.

Além destes 12 deputados, há outros dois que não descartam entrar no páreo: Percival Muniz (PPS), ex-prefeito de Rondonópolis por dois mandatos, e Ademir Brunetto (PT), que já concorreu, sem êxito, a sucessão em Alta Floresta.

Quem são os deputados estaduais pré-candidatos a prefeito:

Wallace Guimarães (PFL) – Várzea Grande Maksuês Leite (PP) – Várzea Grande Walter Rabello (PMDB) – Cuiabá Sérgio Ricardo (PPS) – Cuiabá Guilherme Maluf (PSDB) – Cuabá Dilceu Dal Bosco (PFL) – Sinop Juarez Costa (PMDB) – Sinop Wagner Ramos* - Tangará da Serra Adalto de Freitas (PMDB) – Barra do Garças José Domingos (PFL) – Sorriso Zé do Pátio (PMDB) – Rondonópolis Ságuas Moraes (PT) – Juína

(*) Assume cadeira na AL em março no lugar de João Malheiros




Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/240481/visualizar/