Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 22 de Fevereiro de 2007 às 16:21

    Imprimir


O astronauta americano de origem espanhola Michael Lopez-Alegria e o russo Mikhail Tyurin concluíram hoje, com sucesso, uma caminhada espacial, na qual a Nasa alcançou um novo recorde de permanência no espaço aberto.

"A caminhada na Estação Espacial Internacional (ISS) teve duração de 6 horas e 14 minutos, e os cosmonautas completaram com sucesso os trabalhos previstos", informou Valeri Lindin, porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.

Para a Nasa, esta caminhada espacial representou um marco importante, pois Lopez-Alegria alcançou um novo recorde de permanência no espaço entre os astronautas americanos.

Uma vez fechada a escotilha da eclusa Pirs, Lopez-Alegria completou 58 horas e 32 minutos de permanência no espaço aberto, acumulados em dez caminhadas espaciais, cinco delas como tripulante da atual expedição, ISS-14.

O recorde absoluto pertence ao cosmonauta russo Anatoli Solovióv, com 82 horas e 21 minutos acumulados ao longo de 16 caminhadas espaciais.

Em comparação com expedições anteriores, os cosmonautas da ISS-14 também impuseram um recorde, ao completar cinco caminhadas espaciais, duas realizadas sob comando russo, e três lideradas pela Nasa.

A caminhada de hoje transcorreu em meio a alguns contratempos, dentre os quais um atraso de 27 minutos em seu início, e uma falha na roupa espacial russa Orlan-M, utilizada por Tyurin.

Poucos minutos após o início da caminhada, Tyurin informou que sentia frio quando estava na sombra. O CCVE efetuou uma revisão de seu traje espacial, e detectou um defeito no sistema de regulamento térmico.

Além disso, Tyurin comunicou que tinha pouca visibilidade, pois o vidro de sua máscara espacial estava embaçado, o que dificultava o manejo das ferramentas.

Após realizar alguns testes, o CCVE recomendou aos cosmonautas que continuassem com a missão, trabalhassem sem pressa e redobrassem os cuidados.

Apesar destes inconvenientes, os cosmonautas conseguiram colocar no lugar uma antena da nave de carga Progress M-58, que havia ficado presa no dique de engate do cargueiro com um dos módulos da ISS.

Esse problema provocou o fracasso da primeira tentativa de engate do cargueiro com a ISS, no mês de outubro. Após uma segunda tentativa, o acoplamento foi bem-sucedido, mas a antena havia ficado interposta no dique de engate.

Após analisar a situação, os especialistas do CCVE decidiram consertar ou retirar essa antena para evitar imprevistos durante o desenganche do cargueiro, que será realizado nos próximos meses, ao fim de seu período de exploração.

Segundo o centro russo, Lopez-Alegria e Tyurin tentaram fixar a antena manualmente e, ao não alcançá-lo, cortaram as estruturas metálicas nas quais estava presa, com a ajuda de uma pinça pneumática americana.

Além disso, Tyurin e Lopez-Alegria conectaram um cabo elétrico em um telescópio, instalaram outra antena e recolheram mostras de materiais em experimentos científicos que são desenvolvidos na parte exterior da ISS.

Durante a caminhada, a terceira tripulante da plataforma, a americana Sunita Williams, assistiu a seus companheiros do interior da ISS, e gravou em vídeo os momentos mais importantes de seus trabalhos.

Segundo o CCVE, a reparação do cargueiro russo foi um trabalho indispensável, pois estes aparatos garantem o transporte regular de carga vital para a base e seus tripulantes.

Atualmente, se encontram atracados na ISS os cargueiros Progress M-58 e Progress M-59, além da nave Soyuz TMA-9, a única que os cosmonautas têm disponível para retornar à Terra em caso de uma emergência.

Os cargueiros russos estão atracados na ISS há meses, pois seus propulsores são utilizados para elevar a altura da órbita e modificar outros parâmetros de vôo da estação.

Segundo o CCVE, a caminhada de hoje demonstrou a capacidade dos tripulantes para enfrentar com sucesso situações imprevistas.

Em relação ao recorde da Nasa, os especialistas russos destacaram que Lopez-Alegria é um dos cosmonautas mais experientes em atividade atualmente, pois, em seus dez passeios, executou todas as variantes possíveis de caminhadas espaciais.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/240551/visualizar/