Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quinta - 22 de Fevereiro de 2007 às 14:44

    Imprimir


O Grupo Especial de Fronteira (GEFRON) realizou um trabalho intenso em 2006, atuando principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes que representaram 34% do total de ocorrências. E em segundo as prisões por mandados e posteriormente a apreensão de produtos contrabandeados. Ao todo foram 208 ocorrências registradas durante o ano.

“Os policiais apreenderam mais de 140 kg de entorpecentes, 11 veículos, sendo que três desses são máquinas agrícolas, recuperamos ainda 300 cabeças de gado. O Gefron também registrou 47 ocorrências de tráfico ilegal de madeiras, apreendeu seis armas de fogo, além de termos registrado 24 apreensões de munição”, exemplifica o coordenador do Grupo Especial de Fronteira, major Airton Benedito de Siqueira Junior.

Foram registrados ainda 18 pedidos de socorro urgentes, além de 18 registros de veículos recuperados. O Gefron também tem atuado, sistematicamente, no combate ao contrabando na região de fronteira. Somente no ano passado foram registradas 24 ocorrências de apreensão de produtos contrabandeados, sendo a maioria relativas à apreensão de CDs e DVDs falsificados, totalizando 312 registros de ocorrências.

Nesse período, os policiais também cumpriram 25 mandados de prisão, 27 suspeitos foram detidos para averiguação, uma pessoa foi detida por crime de extorsão, uma por crime de estelionato, ameaça, desacato e desistência e três pessoas foram detidas por suspeita de violência sexual. A maioria dessas ocorrências foram registradas em Corixa, localizada no município de Cáceres.

“As ações desencadeadas pelo Grupo de Fronteira são caracterizadas por ações legais alinhavadas às técnicas específicas objetivas à repressão aos delitos comumente tentados na orla fronteiriça, esse conhecimento diferencial proporcionado aos integrantes no período de cursos no Gefron, proporciona aos mesmos, melhor adaptação às condições adversas e maior eficiência à desenvoltura das ações, sempre calcados no crivo maior da legalidade”, disse o gerente administrativo do Gefron, Capitão Sebastião Carlos Rodrigues da Silva.

Fiscalização - Na noite desta última quarta-feira, os policiais do GEFRON apreenderam mais de três kg de cocaína no município de Cáceres. A droga estava dentro do pneu traseiro de um veículo, com destino à Uberlândia (MG). Após a constatação os policiais deram voz de prisão ao responsável pela droga, que foi conduzido à Polícia Federal de Cáceres, juntamente com o veículo e o entorpecente.

O Grupo Especial de Segurança de Fronteira, criado pelo Decreto N° 3.994 de 13 de março de 2002. A missão do Gefron é desencadear na Região da Fronteira Oeste operações sistemáticas de repressão ao tráfico de drogas, contendo o contrabando e o descaminho de bens e valores, através de esforços conjuntos dos órgãos componentes.

Atualmente 110 policiais, sendo 105 militares e cinco civis, atuam no Grupo em postos avançados localizados estrategicamente ao longo da faixa que divide o Brasil e a Bolívia. A base do Gefron é sediada no município de Porto Esperidião, localizada há 320 km de Cuiabá. A fronteira de Mato Grosso com a Bolívia tem extensão de 980 km, sendo 750 km de linha seca e 233 km de águas.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/240584/visualizar/